Saúde

Novembro Azul: "O toque retal não dura mais que cinco segundos e pode salvar a vida", diz urologista

Divulgação/Arquivo pessoal
A indicação do exame de toque aos 40 anos é para homens negros e que tenham histórico da doença em parentes de primeiro grau  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Arquivo pessoal

Publicado em 22/11/2022, às 20h24   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

O Novembro Azul é o mês que chama atenção para prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata, o tipo mais frequente entre homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele. Em entrevista ao BNews Agora, na Piatã FM, na noite desta terça-feira (22), o médico urologista Roberto Rossi fez questão de destacar a importância dos homens realizarem o exame de toque, a partir dos 40 ou 45 anos. A indicação aos 40 anos é para os negros e aqueles que tenham histórico da doença em parentes de primeiro grau (avô, pai, tio ou irmão). 

"Vamos deixar de bobagem. O exame de toque é uma questão de saúde. É um simples toque retal que não dura mais que cinco segundos e pode salvar a vida de muitos homens", disse o médico. Com relação a idade certa para fazer o exame de toque, o médico explica que a medicina tem trabalhado com outra faixa etária. "Antes era aos 45 anos para quem é negro e tem casos de parentes próximos com a doença, e aos 50 para os demais. No entanto, agora estamos com outra indicação, 5 anos a menos para cada grupo", explicou. 

Ainda segundo o especialista, a principal forma de combater a doença é a prevenção. "Se não fizer, não tem como fazer o diagnóstico precoce. Falam em tomar selênio, comer casca de abóbora, mas não é garantia. A vida saudável é importante, mas a prevenção é fundamental", frisou. O médico diz ainda que outros fatores de risco do ponto de vista cientifico, como as questões genéticas, também devem ser levadas em consideração na hora de fechar o diagnóstico da doença.

Com relação a realizar o procedimento de toque, o urologista comentou que os homens tem deixado de lado o preconceito. “Primeiro quero trazer uma boa notícia, os homens estão se preocupando mais, indo mais ao urologista. O toque é o início da história junto com o PSA que é exame de sangue da próstata. Quando há suspeita, fazemos uma ressonância para identificar. Caso seja confirmado, mandamos para biposia", afirmou.

O especialista explicou ainda sobre a função da próstata. Segundo o urologista, ela é a responsável pela produção de uma secreção, uma substância, que torna a uretra escorregadia. "Tem a função de lubrificar para que na hora da ejaculação os espermatozóides escorreguem e cheguem ao óvulo feminino. Se não tivesse a próstata, a fecundação seria bem mais difícil", salienta o médico.

Origem do Novembro Azul - Esse movimento internacional, criado inicialmente na Austrália, desde 2003, volta-se para a conscientização do público masculino a respeito do câncer de próstata, uma importante causa de morte entre os homens.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp