Saúde

Saiba quais problemas que excesso de açúcar pode causar à saúde das crianças

Ilustrativa / FreePik
Nutricionista trouxe opções de alimentos para acrescentar na alimentação de crianças  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / FreePik
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 16/08/2023, às 05h30


FacebookTwitterWhatsApp

A maioria das crianças gosta de um bom docinho, seja em biscoitos, bolos ou no próprio chocolate, a presença desses lanchinhos são queridos no cardápio infantil. Entretanto, o excesso de açúcar pode representar riscos graves para à saúde dos pequeninos, podendo influenciar até mesmo no desenvolvimento deles.


Em conversa ao Bnews, Estefania Braga, de 31 anos, nutricionista especializada em Nutrição Clínica; Nutrição Materno Infantil e nutrição com foco no autismo, síndrome de Down e TDAH, apontou alguns desses riscos para à saúde das crianças, sendo eles:

  • Ganho de peso excessivo;
  • Aumento dos riscos de doenças não transmissíveis, como por exemplo diabetes, hipertensão, triglicérides elevados e doenças cardiovasculares;
  • Aumento de cáries dentárias;
  • Efeitos neurais como: aumento da hiperatividade e irritabilidade; prejuízos ao desenvolvimento da memória e da coordenação motora.

A profissional explicou que o consumo de açúcar deve ser feito com muito cuidado, principalmente nos primeiros anos de vida da criança, já que esse é um período crítico para seu desenvolvimento. “O consumo de açúcar é proibido para crianças menores de 2 anos. Após essa idade, é importante evitar ao máximo. A glicose é a principal fonte de energia para o cérebro, no entanto, o excesso de açúcar pode prejudicar o desenvolvimento da criança em diversos fatores como crescimento, a aprendizagem e a saúde. Por isso, precisamos escolher bem as fontes de energias para o nosso corpo, e evitar ao máximo o consumo de alimentos processados e ultraprocessados”, comentou.

“A infância é o momento ideal para introduzir hábitos alimentares saudáveis, pois é o momento em que se está formando o paladar. Para evitar os malefícios do açúcar branco refinado na alimentação, substituí-lo então, seria uma forma de prevenção para se tornar um indivíduo mais saudável”, destacou a profissional.

Estefania trouxe algumas opções de alimentos que os responsáveis podem estar introduzindo na alimentação das crianças. “A fruta por exemplo, contém a frutose, que é o próprio açúcar da fruta, ao oferecer um suco natural, devemos evitar o consumo do açúcar branco refinado, optando pelo açúcar da própria fruta. Outra dica interessante, seria o uso das frutas secas para adoçar as preparações”, indicou Estefania.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp