Saúde

Pesquisa afirma: consumo diário de bebida provoca câncer em mulheres

Divulgação / Pixabay
Saiba qual bebida não deve ser consumida todo dia, segundo Harvard  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 09/08/2023, às 18h55 - Atualizado às 19h00   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Nova pesquisa da Escola de Medicina de Harvard, Estados Unidos, conclui que "as mulheres que bebem ao menos uma lata de refrigerante com açúcar, todor dia, correm 85% mais risco de desenvolver câncer de fígado, no futuro".

Autores do levantamento publicaram um artigo, nessa terça-feira (8/8), na revista científica Jama Network Open, afiramndo que "consumir uma ou mais bebidas açucaradas por dia foi associado a uma incidência significativamente maior de câncer e doenças do fígado, além de morte por condições crônicas".

Os cientistas chegaram a tal conclusão após investigar, durante vinte anos, estatísticas de saúde de 98.786 mulheres norte-americanas na pós-menopausa, com idades entre 50 e 79 anos, inscritas no programa Women’s Health Initiative, do Instituto Nacional de Saúde dos EUA.

Segundo os especialistas, o estudo é observacional, isto é, não é possível estabelecer uma causa e efeito. "Embora tenha sido identificada a maneira pela qual o consumo de bebidas adoçadas com açúcar estava associada à doença hepática, a ingestão de açúcar está associada à obesidade, ao acúmulo de gordura ao redor do fígado e ao aumento da glicose no sangue, três fatores de risco para o problema", explicam os cientistas.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp