Saúde

Oncologista revela detalhes sobre cirurgia robótica; confira

Imagem Oncologista revela detalhes sobre cirurgia robótica; confira
Bnews - Divulgação

Publicado em 01/04/2022, às 20h18 - Atualizado às 20h26   Daniela Pereira


FacebookTwitterWhatsApp

O cirurgião oncológico Matheus Villa defendeu a eficácia de cirurgia robótica, porém disse que, nos próximos anos, este tipo de cirurgia será comum na Bahia. “A cirurgia robótica é o que temos de mais avançado na medicina em relação a procedimentos cirúrgicos. O diferencial é que é uma cirurgia precisa, com menos risco de sangramento, menos risco de infecção e o paciente tem pós-operatório mais rápido, com menos dor. Ou seja, é bem mais segura e o paciente retorna às suas atividades com um tempo mais hábil”, disse em entrevista ao BNews Agora, nesta sexta-feira (01).

Ainda de acordo com Villa o Conselho de Medicina regulamentou o uso dessa tecnologia nos hospitais do Brasil e em breve, será uma prática comum na Bahia. “No Brasil ela (a cirurgia robótica) já existe há 10 anos, mas nos últimos tempos tem ganhado bastante força, pois vários estados já adquiriram essa tecnologia. Esta semana o Conselho de Medicina regulamentou o uso dessa tecnologia nos hospitais do Brasil e logo teremos muitos procedimentos deste nível na Bahia”, afirmou.

PANDEMIA

Matheus Villa ainda alertou para um fato preocupante: a pandemia aumentou número de pacientes com câncer na Bahia. De acordo com o oncologista, o distanciamento social refletiu na queda do rastreamento o que agravou a saúde dos baianos. “Infelizmente, os pacientes deixaram de fazer o rastreamento e nesse tempo de dois anos houve crescimento no número de pacientes de câncer. Além disso, o quadro de quem já tinha a doença evoluiu e as chances de cura ficarão bem menores com o câncer já avançado. Por isso, faço um alerta para que as pessoas não deixem de fazer seus exames, pois o diagnóstico na hora certa pode salvar vidas”, alertou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags