Saúde

Outubro Rosa: Como a alimentação pode auxiliar na prevenção ao câncer de mama

Fernando Frazão/Agência Brasil
A nutricionista Tâmara Ferreira informou quais alimentos podem ser verdadeiros aliados na prevenção à doença  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/Agência Brasil
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 22/10/2022, às 05h50


FacebookTwitterWhatsApp

Embora o autoexame e a mamografia sejam medidas primordiais na prevenção ao câncer de mama, é importante ressaltar, também, a alimentação como fator de auxílio para prevenir a doença. Em meio ao Outubro Rosa, um movimento global de conscientização e combate ao câncer de mama, a nutricionista Tâmara Ferreira informou, em entrevista ao BNews, quais alimentos podem ser verdadeiros aliados na prevenção à doença.

“A alimentação também é um fator de grande importância na prevenção do câncer de mama. A ciência já mostrou que uma nutrição e bons hábitos alimentares são fundamentais para prevenir o câncer. Não só isso, a nutrição é imprescindível no enfrentamento e na recuperação da doença”, elencou a nutricionista clínica.

De acordo com a especialista em modulação intestinal, a base para uma alimentação preventiva do câncer de mama deve ser composta por alimentos naturais e ricos em antioxidantes. Uva roxa, tomate, molho de tomate, goiaba e melancia, cenoura, abóbora, alho, cebola, brócolis, açafrão, linhaça, atum e sardinha, dentre outros, estão entre os alimentos sugeridos por Tâmara para auxiliar na prevenção ao câncer de mama.

O câncer

Tâmara explica que o câncer é uma doença multifatorial. “Existem fatores de risco não modificáveis, como por exemplo, os fatores de ricos que estão relacionados à idade, então à medida que a população vai envelhecendo, ela pode ter o risco mais de desenvolver câncer”, informou.

“Tem fatores genéticos também que estão relacionados com causas que nós não podemos modificar, mas a alimentação saudável e equilibrada é um fator modificável para a questão do câncer de mama pois pode contribuir para diminuir os radicais livres do nosso organismo. Muitas vezes esse excesso de radicais livres vai contribuir para a oxidação das células e, desta forma, originar um tumor”, acrescentou a também nutricionista esportiva.

Segundo a especialista, os alimentos, de forma geral, como brócolis, couve, repolho, peixes, etc, contribuem na prevenção ao câncer de mama através dos seus fatores nutricionais e compostos bioativos. “Para eliminar as substâncias do nosso organismo de uma forma mais rápida, ou de uma forma melhor. Então, à medida que a gente elimina essas substâncias tóxicas que induzem o câncer, a gente consegue contribuir para diminuir o risco de ter câncer”, detalhou.

Carne vermelha

O consumo de carne vermelha, de acordo com Tâmara, deve ser limitado a no máximo 300 gramas por semana, que equivale a três bifes grandes. “Já foi demonstrado que o excesso de carne vermelha pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de câncer”, pontuou a nutricionista.

Obesidade

A nutricionista também chama a atenção para a importância da alimentação saudável no combate à obesidade. “Uma alimentação saudável e equilibrada também vai contribuir para que o indivíduo possa manter um peso adequado, pois já se sabe que a obesidade é um fator de risco para câncer. A obesidade, na verdade, é uma doença inflamatória e essa inflamação de baixo grau pode contribuir também para o câncer”, destacou.

Consumo de fibras

Outro benefício de alimentação saudável e equilibrada, conforme aponta Tâmara, é uma boa saúde intestinal. “O intestino é um importante órgão imunomodulador, então, através de uma imunidade em níveis adequados, a gente consegue diminuir os riscos de câncer”, afirmou.

“É por isso que é importante a gente consumir fibras, como por exemplo farelo de aveia, linhaça, chia, frutas com casca, como pêra e maçã, frutas com bagaço como tangerina e laranja. Tudo isso vai contribuir para que o nosso intestino tenha uma quantidade e uma qualidade melhor de bactérias”, emendou a nutricionista.

Açúcar

redução do consumo de açúcar, segundo Tâmara, também pode auxiliar na prevenção ao câncer de mama. “Uma alimentação saudável e equilibrada, rica em compostos bioativos, também contribui para a redução do açúcar no sangue, o que também reduz a inflamação do organismo. Então, um organismo menos inflamado também reduz o risco de câncer”, conta.

Prevenção

Tâmara ressaltou, ainda, que uma alimentação saudável pode contribuir na prevenção ao câncer de mama, mas não isenta o paciente de desenvolver a doença. “É importante deixar claro que a alimentação pode contribuir para reduzir o risco de câncer, mas não significa que a alimentação saudável vai isentar o indivíduo de ter câncer porque câncer é uma doença multifatorial”, apontou.

“Caso o paciente queira saber mais a respeito de como ter uma alimentação para a prevenção do câncer, ou se esse paciente já tem câncer, é super importante ele procurar um profissional nutricionista para que possa adequar a sua alimentação aos seus objetivos e ao seu estilo de vida”, orientou a nutricionista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp