Saúde

Outubro Rosa: Saiba como lidar com o diagnóstico do câncer de mama

Divulgação / Marijana - Pixabay
Câncer de mama costuma afetar mais de 2 milhões de brasileiros por ano  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Marijana - Pixabay

Publicado em 21/10/2022, às 05h50   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

O câncer de mama é bastante comum no Brasil, com mais de 2 milhões de casos por ano, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). A doença afeta majoritariamente as mulheres, mas pode acometer também homens, que representam 1% dos casos. 

O diagnóstico de confirmação do câncer de mama costuma ser um baque muito grande na vida da pessoa. Ao BNews, a enfermeira Maria Socorro, de 56 anos, diagnosticada com a doença em junho de 2017, relatou que apesar de tudo, em nenhum momento entrou em desespero e não desenvolveu depressão. "Me senti corajosa em enfrentar uma doença que muitas mulheres não conseguem superar", afirmou.

Ela comentou que a maior dificuldade após ter recebido o diagnóstico positivo para o câncer de mama foi preparar os seus familiares para noticiar o que estava acontecendo, algo que não seria nada fácil. "Fiquei mais preocupada com o sentimento deles do que o meu", ressaltou.

Socorro ainda disse que seus familiares ficaram com pena, mas que ela os encorajava, afirmando que o tratamento daria certo, pois foi descoberto ainda em fase inicial. Ela ressaltou que tocou a vida normalmente, como se nunca tivesse sido diagnosticada com o câncer. 

A enfermeira ficou aproximadamente um ano realizando quimioterapia e radioterapia, e até os dias atuais precisa tomar um comprimido diário, que tem previsão de alta em março de 2023. Após isso, terá acompanhamento médico anual. 

Para conseguir lidar com o diagnóstico do câncer de mama é preciso ter força e seguir alguns passos. A equipe do BNews procurou a psicóloga Vanessa Freire, que comentou sobre o que fazer após receber uma notícia tão impactante. 

"Eu costumo sempre dizer que diagnóstico não é destino. Ao receber a notícia de uma doença como o câncer de mama é necessário que a pessoa busque acompanhamento psicológico e uma rede de apoio, seja de familiares, amigos ou pessoas que possam estar ao seu lado, para dar esse suporte", afirmou. 

Ainda de acordo com a psicóloga, o apoio dos pais, irmãos, cônjuges e amigos próximos pode te ajudar a trilhar esse árduo caminho. Essas pessoas vão poder ouvir e compreender, o que é altamente valioso durante o processo. Além disso, é importante que aqueles que estiverem ao lado da pessoas diagnosticadas com câncer entendam que não é preciso mudar o comportamento, afinal, a diagnosticada continua sendo a mesma pessoa. "Toda rede de apoio é necessária", disse Vanessa. 

A ajuda de um profissional após receber uma notícia como essa é essencial, já que a paciente pode desenvolver depressão e ansiedade a partir do diagnóstico. O tratamento do câncer de mama precisa ser acompanhado por um psicólogo que entenda as necessidades e  ajude durante o processo. 

"É muito comum mulheres que recebem esse tipo de diagnóstico terem crises de ansiedade e desenvolverem quadros depressivos, justamente por tudo que envolve o diagnóstico de um câncer, desde o pensamento de morte até o luto do próprio corpo, imaginar ter sua mama retirada, tendo aquela cicatriz para sempre", ressaltou a profissional. 

A psicóloga ainda disse que atividades físicas podem ajudar a paciente diagnosticada. Realizar caminhadas moderadas ajuda a pessoa a não focar na doença o tempo todo, conseguindo distrair a mente por um momento. Além disso, Vanessa afirmou que é necessário entender que existe vida após o diagnóstico. 

Segundo a psicóloga, procurar algo para se ocupar é preciso e fará com que o processo seja menos doloroso. "Trabalhar com artesanato, escrita, música ou coisas que possam fazer a mente da pessoa se ocupar de uma forma mais positiva e produtiva", afirmou. 

O câncer de mama é uma doença perigosa, mas que pode ser tratada com as recomendações médicas necessárias. Se diagnosticada, não encare como o fim do mundo, pois ainda há muito o que viver. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp