Saúde

Ministra da Saúde celebra adesão de população baiana a Dia D de combate à dengue

Reprodução
Nísia Trindade participou neste sábado (2), no Espírito Santo e Bahia, das mobilizações do Dia D de combate à dengue  |   Bnews - Divulgação Reprodução
Tácio Caldas e Davi Lemos

por Tácio Caldas e Davi Lemos

[email protected]

Publicado em 02/03/2024, às 21h21 - Atualizado às 21h49


FacebookTwitterWhatsApp

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, agradeceu à colaboração da população baiana pela colaboração que realizou no Dia D de combate à dengue. Nísia destacou, na passagem por Salvador, neste sábado, a boa vontade do público "que aderiu a esse dia D, abrindo suas casas e fazendo aqueles dez minutos contra a dengue que são tão importantes na prevensão".

A ministra visitou as instalações do Instituto Couto Maia, onde pacientes com dengue se recuperam - ela foi acompanhada pela secretária estadual da Saúde, Roberta Santana. A ministra ainda destacou, em conversa com a imprensa, as conversas que teve com o governador Jerônimo Rodrigues para o fortalecimento do combate à dengue - a Bahia, neste quesito, foi apontada como modelo pelo Ministério da Saúde.

O Dia D promovido pelo governo federal ocorre em todo o país, com colaboração de estados e municípios e a atuação, sobretudo, de agentes comunitários e de combate às endemias e profissionais da saúde. O objetivo é reforçar as ações de prevenção, cuidado e promoção da saúde e, principalmente, de eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Os estados foram escolhidos por estarem em situação de emergência de dengue. “Não podemos aceitar nenhuma morte por dengue, porque é morte que se pode evitar com hidratação adequada, sem que a população tome medicamento por sua conta. Isso é muito importante. E aqueles sinais que temos dito, como dor de cabeça, dor forte atrás dos olhos, manchas no corpo, procurem o sistema de saúde”, orientou a ministra, em passagem anterior pelo Espírito Santo, neste sábado. Nísia Trindade reforçou a importância da vacinação de crianças de 10 e 11 anos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp