Saúde

Pesquisa afirma que chikungunya provoca danos cerebrais; saiba detalhes

Ilustração / Pixabay
Estudo concluiu que chikungunya pode quebrar a barreira de proteção do sistema nervoso central  |   Bnews - Divulgação Ilustração / Pixabay

Publicado em 16/03/2024, às 10h24   Cadastrado por Maycol Douglas


FacebookTwitterWhatsApp

Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e de mais outras cinco instituições de ensino concluíram em estudo que o vírus chikungunya é capaz de se espalhar através do sangue, atingir múltiplos órgãos e até causar danos cerebrais.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

De acordo com as pesquisas que foram publicadas nesta semana na revista científica Cell Host & Microbe, os mecanismos de ação são observados pela primeira vez em casos fatais e indicam que o vírus pode atravessar a barreira de proteção do sistema nervoso central.

Com isso, o reforço da necessidade de atualização dos métodos para prevenção do vírus com protocolos de tratamento é ainda mais evidente.

“Isso mostra uma necessidade de acompanhar o paciente, inclusive aquele que saiu da infecção aguda, que já melhorou. É preciso acompanhar porque essas manifestações podem aparecer um tempo depois da suposta cura”, disse o professor José Luiz Proença Módena, do Instituto de Biologia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp