Saúde

Bahia registra 175 municípios em estado de Epidemia de Dengue

Divulgação
Bahia apresenta um dos menores índices de letalidade por dengue em todo o país  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/03/2024, às 06h00   Cadastrado por Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

De acordo com os dados alarmantes divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a situação da dengue no estado está controlada. São 175 municípios em estado de epidemia da doença, enquanto outros 67 estão em risco e 18 em alerta, totalizando 54.790 casos prováveis de dengue até o dia 14 de março de 2024. Além disso, foram notificados 4.623 casos prováveis de Chikungunya e 654 casos prováveis de Zika até a última quinta-feira.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Apesar do número, a Bahia apresenta um dos menores índices de letalidade por dengue em todo o país, com aproximadamente 1,6%, enquanto a média nacional é de 3,09%. Entretanto, mesmo com esse dado positivo, a doença já causou 16 óbitos confirmados pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito da Sesab em diversas cidades, incluindo Jacaraci, Piripá, Vitória da Conquista, Barra do Choça, Feira de Santana, Ibiassucê, Irecê, Santo Antônio de Jesus e Santo Estêvão. Quanto à Chikungunya, foram registrados dois óbitos, enquanto nenhum caso fatal de Zika foi confirmado.

Diante desse cenário, a Sesab intensificou suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças, promovendo a Semana de Mobilização e Combate ao Mosquito desde a última segunda-feira até esta sexta-feira. Durante esse período, prédios e estruturas públicas estaduais foram minuciosamente vistoriados e áreas foram limpas para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Além disso, funcionários foram mobilizados e instruídos sobre a importância das medidas de prevenção dentro de suas residências, visando conter a propagação das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Até a última quarta-feira, 60.268 doses da vacina contra a dengue foram aplicadas em toda a Bahia, contribuindo para a proteção da população, especialmente na faixa etária de 10 a 14 anos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp