Saúde

Piatã FM apoia campanha de doação de sangue; saiba como participar

Divulgação
Campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea acontece até dia 26 de maio  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 24/05/2023, às 12h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Que doação de sangue salva vidas, todo mundo já sabe. Mas o que muita gente não sabe é como é fácil contribuir com a saúde e a recuperação de tantas pessoas, mesmo sem conhece-las. Com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema, a Piatã FM, rádio de maior audiência da Bahia, apoia a campanha “Sua doação salva vidas”, realizada no Shopping Bela Vista, em Salvador, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).


Até a próxima sexta-feira (26), das 8h às 17h, uma unidade móvel do Hemoba estará posicionada em frente ao centro comercial, com atendimento ao público interessado em doar sangue e realizar cadastro de medula óssea. 


Como participar


Para realizar a doação no Hemóvel não é necessário agendamento prévio. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada, de acordo com a demanda espontânea de voluntários. O candidato deve estar bem alimentado e em boas condições de saúde, sem sintomas virais; pesar mais de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.


Já para o cadastro de medula óssea é necessário que o voluntário tenha entre 18 e 35 anos de idade, esteja em bom estado geral de saúde, não possua doença infecciosa ou incapacitante e não apresente doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).

doação de sangue

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp