Saúde

Policlínica é inaugurada em Ilhéus e atende moradores de dez municípios

Joá Souza/GOVBA
A 26ª Policlínica Regional de Saúde da Bahia foi inaugurada nesta sexta-feira (12)  |   Bnews - Divulgação Joá Souza/GOVBA
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 12/12/2023, às 11h11 - Atualizado às 15h34


FacebookTwitterWhatsApp

O Governo do Estado inaugurou a 26ª Policlínica Regional de Saúde da Bahia, em Ilhéus, no litoral sul, nesta segunda-feira 11. Os serviços incluem consultas especializadas, pequenos procedimentos cirúrgicos e exames de média e alta complexidade.

Entre obras na estrutura e equipamentos, a unidade contou com um investimento de 37,8 milhões. O atendimento também será ofertado a população dos municípios de Canavieiras, Coaraci, Gongogi, Itacaré, Maraú, Santa Luzia, Ubaitaba, Una e Uruçuca, através do Consórcio Interfederativo de Saúde das Terras do Cacau.

Além do governador Jerônimo Rodrigues, a secretária estadual da Saúde (Sesab), Roberta Santana, e outras autoridades estiveram presentes na entrega. A obra foi executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Para garantir o transporte dos pacientes da Policlínica, foram entregues seis microônibus e seis vans. “Esta policlínica é para que nenhum baiano ou baiana dessa região precise padecer, em um momento posterior, por não ter feito um exame importante, e quando for fazer, já seja tarde demais. Faremos uma campanha com as prefeituras e com os veículos de comunicação, para que esta policlínica não fique, dia nenhum, sem o atendimento necessário, fazendo uma antecipação de tratamentos e salvando vidas. Essa é a nossa obrigação”, ressaltou o governador, revelando, ainda, que cadastrou mais sete policlínicas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para completar a cobertura no estado.

Jerônimo também explicou que, atualmente, as policlínicas recebem repasse do Governo Federal e que o custeio da unidade de Ilhéus segue o modo de gestão das demais: partilhado entre o Governo do Estado e os municípios que integram o Consórcio Público Interfederativo. O Estado é responsável por 50% do custeio da operação, e os outros 50% são financiados pelos municípios consorciados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp