Saúde

Postos da Sesab para testagem de IST realizam mais de 2 mil exames no primeiro dia de funcionamento

Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Nos postos também, existe um trabalho com distribuição de material informativo e preservativos masculinos e femininos  |   Bnews - Divulgação Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Publicado em 23/06/2023, às 13h56   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Em seu primeiro dia de funcionamento, os sete postos de testagem de infecções sexualmente transmissíveis (IST) que foram montados pela Secretaria da Saúde do Estado  (Sesab) para o período de São João, realizaram 2.064 exames. Os testes rápidos são para detecção de HIV, Sífilis, hepatite C e hepatite B. Do total, dois foram positivos para HIV e 27 para sífilis. As unidades estão  em Amargosa, Cachoeira, Irecê, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim.

Nos postos também estão sendo feitos um trabalho educativo com distribuição de material informativo e preservativos masculinos e femininos.  Já foram entregues 182.190 unidades, sendo que 150 mil delas, nas ações nos municípios e 32.190 nos postos de testagem.

Segundo a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, todas as pessoas que tiveram testes positivos foram orientadas e já saíram com encaminhamento para início do tratamento. 

“É preciso assegurar para as pessoas que, em caso de resultado positivo, elas terão essa assistência. Então, os positivados já saem daqui com o encaminhamento para serem atendidos por uma equipe multiprofissional e com todo o direcionamento necessário”, disse

A Sesab montou também em Salvador dois módulos de saúde para assistência, um no Pelourinho e outro no Parque de Exposições. Nos dois, foram realizados 69 atendimentos, dos quais 67 foram resolvidos no próprio local.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou: “O Governo do Estado montou uma estrutura para que o São João na Bahia tenha o destaque que merece ter. Na área da saúde, estamos preparados para atender as eventuais ocorrências. Além das unidades de testagem e de assistência nos locais das festas, reforçamos o atendimento nos hospitais que são referências para o atendimento a queimados”, afirmou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp