Saúde

Prato comum na ceia natalina pode causar infecções; saiba qual

Reprodução l Freepik
Anvisa fez algumas orientações para a proteção da saúde durante a ceia de Natal  |   Bnews - Divulgação Reprodução l Freepik
Redação Bnews

por Redação Bnews

[email protected]

Publicado em 20/12/2024, às 09h07



A reunião familiar em volta da mesa é comum nesse período natalino. Em muitas casas, as confraternizações entre amigos e família acontecem regadas a comidas tradicionais do Natal. Mas, essa mesa cheia pode representar uma oportunidade propícia para a disseminação de algumas doenças.

É necessário redobrar a atenção com os pratos que ficam expostos na mesa por muito tempo, como por exemplo, as tábuas de frios. De acordo com os infectologistas, os queijos e embutidos que são degustados com as mãos podem se tornar foco para a transmissão de doenças

Em entrevista ao site Metrópoles, o nutricionista Gabriel Moliterne, do Hospital Albert Sabin, aconselhou que as pessoas devem evitar embutidos e queijos expostos prolongadamente em temperatura ambiente, “alimentos facilmente perecíveis como os queijos, quando ficam fora da geladeira por mais de duas horas, podem favorecer o crescimento de bactérias que causam intoxicações alimentares. E, por conta da contaminação cruzada, o uso compartilhado de utensílios ou a manipulação dos alimentos por várias pessoas pode transferir micro-organismos de superfícies ou mãos contaminadas para os alimentos, aumentando o risco de doenças virais”, indica o nutricionista.

Saúde X Natal 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou em 2023 algumas orientações para a proteção da saúde durante as ceias de Natal e Ano-Novo. Eles recomendam:

  • Ficar sempre de olho na data de validade dos produtos antes de prepará-los;
  • Lavar bem os alimentos crus antes de utilizá-los;
  • Servir os alimentos quentes ainda em temperatura alta, acima dos 60ºC;
  • Servir os alimentos frios a uma temperatura abaixo dos 5ºC;
  • Não manter os alimentos abertos durante todo o tempo na mesa;
  • Não esperar muito entre a preparação e o consumo dos alimentos;
  • Após guardar os alimentos na geladeira, consumir em no máximo 5 dias.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp