Saúde

Prefeitura de Salvador oferece tratamento para 'língua presa'; saiba mais

Pixabay
Tratamento para 'língua presa' será oferecido para crianças de até 4 anos  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 26/10/2023, às 17h56   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Salvador anunciou, na manhã desta quinta-feira (26), que passará a ofertar o tratamento para frenectomia lingual, popularmente conhecido como "língua presa". O serviço, no entanto, só atenderá bebês e crianças de 0 a 4 anos. A novidade foi lançada pela vice-prefeita e secretária da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, no Centro de Especialidade Odontológica, situado no Multicentro Carlos Gomes.

Pais e responsáveis interessados no tratamento nas crianças devem procurar o primeiro atendimento nas Unidades de Saúde (UBS ou USF). Após isso, os dados da criança (cartão SUS, nome completo e telefones para contato) serão encaminhados para a Coordenadoria de Saúde Bucal da SMS, responsável pelo contato com a família para agendamento da cirurgia.

“Nessa fase de 0 a 4 anos, a língua presa pode ser negligenciada por ‘passar despercebida’, por isso a importância do teste da linguinha nos primeiros dias de vida”, alertou Ana Paula Matos.

“Uma vez identificada, é importante iniciar o tratamento o quanto antes para ajudar o recém-nascido a se alimentar melhor, por exemplo, além de prevenir outras complicações resultantes da língua presa. Estamos muito felizes em poder garantir o cuidado integral e precoce dos bebês”, completou.

Segundo a SMS, o serviço é norteado por um protocolo da Rede de Frenotomia de Salvador, já lançado e divulgado pela Coordenadoria de Saúde Bucal da pasta em toda a rede municipal, com a capacitação dos odontólogos para o encaminhamento adequado dos pacientes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp