Saúde

Criança que morreu em hospital de Feira tinha H3N2; unidade nega óbito pela gripe

Divulgação
O paciente veio a óbito no dia 29 de dezembro  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 05/01/2022, às 23h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 Km de Salvador, confirmou a primeira morte de uma criança que era portadora de H3N2.  A vítima foi uma criança de quatro anos, que sofreu um acidente de carro, foi acometida por uma comorbidade neurológica grave e estava internada no Hospital Estadual da Criança (HEC). A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade.

O hospital, contudo, em conta enviada à imprensa, nega que o falecimento da criança tenha sido pela síndrome gripal. "A paciente veio a óbito em 29 de Dezembro após conclusão de protocolo de ME e o resultado do exame foi liberado pelo Lacen em 31 de Dezembro. Por esse motivo não consta na declaração de óbito H3N2 como condição significativa que tivesse contribuído para causa da morte", diz a nota.

Leia também:Secretária diz que vacinação contra Covid em crianças deve começar em 2º quinzena de janeiro na BA

A prefeitura, contudo, alegou que a vítima foi internada no HEC no dia 26 de dezembro, com quadro patológico de tumor cerebral intracraniano e hidrocefalia. Logo após entrada na UTI, a criança apresentou sintomas gripais, foi realizado o RT-PCR, tanto para COVID-19 quanto para H3N2, sendo confirmado H3N2. Outro caso de óbito está sendo investigado em Feira de Santana.

A cidade imunizou 186 mil pessoas contra a influenza H1N1. Neste momento, acabou o estoque da vacina contra a gripe em Feira de Santana. Para dar continuidade à vacinação, o município depende de uma nova remessa a ser enviada pelo Governo Federal - ainda sem previsão de chegada.

O titular da pasta ainda pontua que a população precisa seguir os protocolos de proteção, como uso da máscara, lavar as mãos com frequência, manter distanciamento e utilizar álcool 70º. "Tudo isso é indispensável ainda, mais ainda nesse momento que estamos em busca da vacina para Influenza e não estamos conseguindo", alerta Marcelo Britto, secretário de Saúde.

Surto no HEC

Um surto de H3N2 está confirmado no Hospital Estadual da Criança (HEC). O registro é apontado nos dados do boletim epidemiológico da SESAB (Secretaria da Saúde do Estado a Bahia). De 97 casos da Influenza A H3N2 em Feira de Santana, 60 encontram-se na unidade hospitalar pediátrica do Estado.

Atualização às 10h10: acrescentamos a nota do hospital de Feira com as informações que vão de encontro ao divulgado pela prefeitura. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp