Saúde

Primeira morte por varíola dos macacos no Brasil é confirmada pelo Ministério da Saúde

Divulgação
A vítima era um homem de 41 anos com baixa imunidade. País já tem mais de mil casos da doença registrados  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 29/07/2022, às 12h07   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A primeira morte em decorrência de complicações da doença transmitida pelo vírus da varíola dos macacos, no Brasil, foi confirmada pelo Ministério da Saúde nessa sexta-feira (29). Um homem de 41 anos, com baixa imunidade, morreu nessa quinta-feira (28) em Uberlândia, Minas Gerais.

De acordo com o Portal Metropoles, a confirmação foi feita pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Arnaldo Medeiros. Ele disse também que não existem outros óbitos em investigação.

O Brasil já possui 1.066 casos confirmados da doença divididos em 16 estados, segundo o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. Após definir o cenário brasileiro como de emergência a saúde pública no último sábado (23), o Ministério inaugurou nessa sexta (29) o Centro de Operações de Emergências (COE) para acompanhar o desenvolvimento da doença.

Com os avanços no número de casos registrados, o governo iniciou as tratativas para compra da vacina contra o vírus da varíola do macaco com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Apenas um laboratório fabrica a vacina no mundo: a empresa dinamarquesa Bavarian Nordic, que não tem representante no Brasil.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp