Saúde

Primeiro Ambulatório Especializado em Saúde LGBT+ é inaugurado em Salvador

Bruno Concha/Secom PMS
Ambulatório Especializado em Saúde LGBT+ funcionará anexo ao Multicentro de Saúde Carlos Gomes  |   Bnews - Divulgação Bruno Concha/Secom PMS

Publicado em 02/09/2023, às 09h47   Filipe Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

O primeiro Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+ de Salvador foi inaugurado na última sexta-feira (1º) pela prefeitura. A unidade funcionará anexo ao Multicentro de Saúde Carlos Gomes.

O ambulatório funcionará com uma equipe composta por assistente social, enfermeiro, farmacêutico, médico generalista, médico psiquiatra e psicólogo. Entre as ofertas, destacam-se consultas médicas especializadas, atendimento de serviço social, dispensação e administração de hormônios, oferta de PrEP e testagem para HIV e outras ISTs, além da oferta de preservativos internos e externos, gel lubrificantes e ducha higiênica anal.

No local, serão realizadas ainda coletas de exames laboratoriais e exame citopatológico do colo de útero, atividades em grupos psicoterapêuticos e de educação em saúde e educação permanente. Os usuários(as) poderão realizar também a impressão de cartão SUS com nome social e receber encaminhamento para outros pontos de atenção da rede.

Para acessar o serviço, é preciso ser pessoa lésbica, gay, bissexual, pansexual, assexual, travesti, mulher trans, homem trans e pessoa não-binária, ter idade maior ou igual a 18 anos, morar na cidade de Salvador e apresentar demandas de cuidado especializado. O novo serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 17hs.

“Este equipamento vai atender a população LGBT+ de Salvador, oferecendo consultas e procedimentos especializados através de uma equipe totalmente preparada para receber essas pessoas. A implantação aqui na Carlos Gomes foi feita de maneira estratégica, por se tratar de um local muito frequentado pelo grupo. Vamos seguir trabalhando para que outros distritos sanitários também sejam beneficiados com a implantação de mais centros como esse e para que o acesso à saúde seja cada vez maior para as pessoas LGBT+”, explica a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp