Saúde

Publicitária vai parar na UTI após usar Ozempic sem orientação médica

Divulgação
Jovem buscava emagrecimento quando decidiu tomar Ozempic  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 19/05/2023, às 22h42   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Uma publicitária, de 29 anos, foi parar na UTI após fazer uso de Ozempic sem orientação médica. A jovem buscava emagrecimento rápido quando decidiu utilizar o medicamento e quase teve uma insuficiência hepática - quando o fígado para de funcionar.

Fernanda Guimarães Pimenta contou à BBC News Brasil que ficou curiosa após assistir aos vídeos nas redes sociais em julho do ano passado. Ela também conhecia algumas amigas que faziam o uso do medicamento e estavam perdendo peso.

"Comecei a ser impactada pelos vídeos, até brinco falando que fui influenciada pelo meu próprio trabalho já que sou publicitária. O algoritmo começou a me apresentar diversos vídeos falando sobre o uso do Ozempic e seus resultados positivos. Então, eu coloquei na minha cabeça que se eu tomasse, iria dar super certo também", relatou.

Insatisfeita com o próprio corpo após engordar 10 quilos durante o período de pandemia, a moradora de São Caetano do Sul procurou um jeito arriscado para emagrecer.

Segundo a jovem, ela insistiu para o namorado comprar o medicamento. Ele foi até uma farmácia, sem receita ou qualquer tipo de restrição e pagou R$ 850. "Não pensei em nenhum momento passar pelo médico, eu estava muito esperançosa que iria funcionar e eu emagreceria", detalhou Fernanda.

Com o medicamento em mãos, a publicitária recorreu aos vídeos das redes sociais para aprender a aplicá-lo. "Fiz a aplicação da primeira injeção. Comecei a sentir muita ânsia e dor de cabeça, mas até aí estava dentro dos sintomas esperados pela medicação e são previstos na bula. Na semana seguinte, eu resolvi aumentar por conta própria a dosagem, passando de 0,25 mg para 0,5 mg, achando que potencializaria os resultados", recordou.

Na segunda aplicação, a jovem sentiu sintomas mais intensos e decidiu ir ao pronto-socorro da cidade. No total, ela foi ao hospital oito vezes para tratar os sintomas que não cessavam e não informou aos médicos que estava usando Ozempic por vergonha.

A jovem fez exames de sangue e os médicos constataram que ela apresentava alterações no fígado. Devido à gravidade do quadro de saúde, Fernanda foi encaminhada para a UTI para que os médicos pudessem monitorar de perto as enzimas do fígado, que segundo a publicitária, a quantidade estava mais de dez vezes acima do considerado normal.

Em nota à BBC, o laboratório Novo Nordisk, fabricante o Ozempic, explicou que o medicamento é indicado para o tratamento de adultos com diabetes tipo 2 insuficientemente controlado, como adjuvante à dieta e exercício físicos.

Além disso, o remédio deve ser utilizado e comercializado apenas sob prescrição médica, contraindicado para grávidas lactantes e pacientes alérgicos à semaglutida.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp