Saúde

Queiroga diz que vai recomendar vacinação de crianças contra Covid só com prescrição

Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
O imunizante da Pfizer já foi autorizado pela Anvisa para vacinação de crianças  |   Bnews - Divulgação Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Publicado em 24/12/2021, às 11h06   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Saúde recomendará que crianças de 5 a 11 anos sejam vacinadas contra a Covid-19, desde que mediante a apresentação de prescrição médica e consentimento dos pais. O imunizante da Pfizer já foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária.

A informação foi dada pelo titular da pasta, ministro Marcelo Queiroga, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (23) à noite.

"A nossa recomendação é que essa vacina não seja aplicada de forma compulsória. Ou seja, depende da vontade dos pais. E essa vacina estará vinculada a prescrição médica, e a recomendação obedece a todas as orientações da Anvisa", disse Queiroga.

Leia também

Rui Costa diz que aguarda avanço de segunda dose para cobrar carteira de vacinação na Bahia

Governo pode exigir comprovante de vacina no Carnaval, diz secretária

Apesar da fala de Queiroga, quem define como será a vacinação e quais regras devem ser aplicadas são estados e municípios. De acordo com o ministro, a decisão final será dos pais, prática que já ocorre hoje. "Os pais são livres para levar os seus filhos para receber essa vacina", afirmou.

O ministro explicou que será recomendada a vacina da Pfizer. A indicação será submetida a consulta pública, medida que especialistas consideram desnecessária. "O documento que vai ao ar [na consulta pública] é um documento que recomenda o uso da vacina da Pfizer nessa versão aprovada pela Anvisa", disse.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags