Saúde

Relatório aponta que mais de 72 milhões estão fora de programa de atenção básica de saúde no Brasil

Reprodução // Marcelo Camargo // Agência Brasil
Documento revela ainda que 33,3 milhões de famílias não têm acesso a nenhum tipo de atendimento na área da saúde  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Marcelo Camargo // Agência Brasil

Publicado em 28/11/2022, às 11h06   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Relatório do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (Ieps) mostrou que 72,69 milhões de pessoas ainda não têm acesso ao programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), o que representa aproximadamente 1/3 da população.

O documento mostra também que 33,3 milhões de famílias não têm acesso a nenhum tipo de atendimento na área da saúde, seja por planos de saúde ou acesso ao SUS, segundo o Ig.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

A maior parte da população desassistida está nas capitais, aponta o documento. Segundo o Ieps, 21,5 milhões de pessoas que não têm plano de saúde nem estão cobertas pelo SUS vivem em capitais ou regiões metropolitanas.

O ESF é um dos maiores programas do mundo em atenção básica e prevê atendimento por médicos generalistas ou especialistas em saúde da família.

Medidas

A equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem recebido levantamentos que indicam sobre as dezenas de milhares de pessoas desassistidas.

O governo eleito pretende investir em telemedicina para que profissionais de saúde do interior consigam se comunicar com especialistas que ficam em grandes centros para obter orientação.

Segundo o Ministério da Saúde, até o final do ano passado, o Brasil tinha 47.278 equipes responsáveis pelo ESF. O Ieps estima que 100% de cobertura da ESF pode ser alcançada com cerca de 25,6 mil novas equipes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp