Saúde

Saiba como reduzir os riscos da cirurgia plástica

Divulgação
Médico baiano traz para Salvador método inovador de aceleração para cicatrização e segurança em cirurgias  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 30/01/2024, às 17h01   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Cirurgia plástica, ao contrário do que muita gente imagina, é o procedimento que tem a maior responsabilidade para se tratar paciente. Uma intervenção cirúrgica com tais fins, para ser bem sucedida, começa no pré-operatório, passa por um intraoperatório cuidadoso e se estende a um pós-operatório exemplar.

Um pré-operatório começa com uma boa avaliação nutricional. A importância da boa alimentação e da reposição de alguns elementos específicos, facilitam bastante o processo cicatricial, resultando em diminuição de inchaço, melhor qualidade na cicatriz e mais rápido retorno às atividades.

Para o Dr. Tiago Amoedo, além da avaliação nutricional, a avaliação fisioterápica é fundamental para um bom resultado. ‘’A gente avalia as assimetrias ósseas, a qualidade da força muscular, a qualidade e densidade muscular. Em alguns procedimentos cirúrgicos, o paciente vai precisar de uma reabilitação muscular para ter uma ventilação ou respiração adequada”.

O processo intraoperatório, segundo Dr. Tiago, tem que ser feito com um cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que é o profissional mais capacitado para realizar uma cirurgia. “São 12 anos de estudo, acompanhamento de especializações em provas de título. Esse profissional tem que ser realmente antenado no que é feito hoje, de mais moderno, com associação de boas técnicas e tecnologias”, explicou.

Dando continuidade a uma cirurgia de excelência, o pós-operatório tem uma importância enorme na qualidade do procedimento e na redução de riscos, e se inicia quando acaba a intervenção cirúrgica. Então no primeiro dia pós-operatório, geralmente o paciente dorme no local onde opera, com acompanhamento médico, enfermeiro e toda a estrutura de suporte.

Em seguida, Dr. Tiago conduz seus pacientes a uma sequência de tratamento. “Os dois primeiros dias ocorre uma visita técnica da minha equipe no domicílio do paciente. Então, esse paciente, nos dois primeiros dias, tem avaliação de uma técnica especialista em pós-operatório, em que há contato com toda a equipe multidisciplinar, comigo, com o cirurgião, com o fisioterapeuta, com a enfermeira, com a nutricionista e alguns especialistas se houver necessidade”, relatou.

Oxigenoterapia hiperbárica

Para otimizar o pós-operatório, Amoedo traz o único centro de terapia hiperbárica com câmaras monoplaces (uso individual) em Salvador. A Oxigenoterapia hiperbárica é uma modalidade terapêutica na qual o paciente respira oxigênio puro (100%), enquanto é submetido a uma pressão 2 a 3 vezes a pressão atmosférica ao nível do mar, no interior de uma câmara hiperbárica.

Com esse tratamento realizado, a diversos benefícios como: redução de infecções e dos riscos de trombose, anemias e inchaços, devido ao aumento da perfusão de oxigênio, de até 20 vezes se comparado a um pós-operatório comum, acelerando de forma impressionante a cicatrização dos tecidos, tornando o pós-operatório mais rápido e reduzindo consideravelmente o tempo para retorno às atividades habituais.


Sobre Dr. Tiago Amoedo

Tiago Amoedo

Cirurgião Plástico expert em Contorno corporal e Lipo de Definição.

https://www.instagram.com/dr.tiagoamoedo/

Formado em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e saúde Pública, Dr.Tiago Amoedo especializou-se em cirurgia Geral pelo Hospital Santa Casa de Misericórdia de Santos, sob reconhecimento do MEC. Optou pela Cirurgia Plástica, tornando-se especialista num dos maiores serviços de Cirurgia Plástica do país (Serviço de Cirurgia Plástica Dr. Ewaldo Bolivar de Souza Pinto - UNISANTA - sob regência do Professor Osvaldo Ribeiro Saldanha).

Como parte da sua formação em Cirurgia Plástica, Dr. Tiago frequentou serviços de grande importância no País: Centro de fissuras lábio palatinas, USP; Centro de tratamento de queimados, hospital João XXIII, Belo Horizonte; Deformidades crânio faciais no Hospital Beneficência Portuguesa, sob comando da Dra. Vera Cardim, Sao paulo; Reconstrução mamária, Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, IBCC, São Paulo;

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp