Saúde

Saiba qual leguminosa ajuda no controle do colesterol e na saúde intestinal

Reprodução / Freepok
A leguminosa pode ser encontrada no mercado pré-cozida a vácuo, desidratada, como farinha e em conserva  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Freepok

Publicado em 09/12/2024, às 20h35   Cadastrado por Lucas Pacheco



O grão-de-bico, muito consumido no Brasil com as mais variadas opções de receitas, além de ser muito nutritivo, é um aliado importantíssimo para o controle do colesterol e para a saúde intestinal. A leguminosa pode ser encontrada no mercado pré-cozida a vácuo, desidratada, como farinha e em conserva.

Segundo especialistas, 100 g de grão-de-bico cozido possui cerca de 116 calorias, além de carboidratos, fibras, vitaminas C, E, D, K, cálcio, fósforo e gorduras saudáveis. Por possuir uma quantidade de ferro considerável, ele também pode substituir o feijão. 

Como ajuda no combate ao colesterol 'ruim'?

Uma pesquisa divulgada no Canadian Medical Association Journal mostra que algumas das substâncias contidas na leguminosa, como ômegas 3 e 6 e fibras, atuam na diminuição dos índices do triglicérideos e do LDL, o colesterol "ruim", reduzindo, assim, riscos de doenças cardíacas. Ainda, a presença também de magnésio e potássio ajudam no controle da pressão arterial. 

E não para por aí não. 

Como o grão-de-bico ajuda na produção de um ácido graxo e possui quantidades de vitamina B, C e E, ácido fólico, saponinas e antioxidantes, ele ajuda a reduzir o risco de alguns tipos de câncer, como mama, pulmão e, principalmente, o de colón, já esse tipo de ácido citado diminui inflamações no intestino. 

O alimento também melhora a flora intestinal, por ter um alto teor de fibras solúveis, que atuam como prebióticos. 

Consumo

A leguminosa, entretanto, contem oligossacarídeos, ou açúcares complexos, não são digerido pelo organismo, ocasionando gases e alguns desconfortos. Para evitar essa situação, recomenda-se deixar o alimento de molho para acelerar o processo de cozimento e reduzir a flatulência.

O excesso de potássio também pode causar problemas em quem possui distúrbios renais, já que o rins não filtram o excesso desse mineral no sangue. 

Dicas de receitas

Na forma de grãos, é possível consumi-los em sopas ou saladas ou até mesmo.

Outra forma bem popular, de origem árabe, é a pasta de grão-de-bico, batida no liquidificador com tahine (pasta de gergelim) e água até atingir a consistência. 

Caso se deseje consumir todos os dias, é recomendado comer uma porção de equivalente a uma colher grande de arroz. Na hipótese de substituição do feijão, a dica é uma concha média. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp