Saúde

Saiba as quatro causas mais comuns de coceira no ânus

Reprodução/ Freepik
Sintoma pode não ser nada importante ou alguma doença bem séria no ânus  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Freepik
Pietro Baddini

por Pietro Baddini

[email protected]

Publicado em 28/05/2023, às 19h58


FacebookTwitterWhatsApp

A coceira no ânus é algo que deixa muita gente constrangida, porém as pessoas devem se atentar para alguns sintomas. Especialistas afirmam que é bom ter atenção.

"Embora muitas pessoas não falem abertamente sobre esse sintoma — geralmente por medo de constrangimento — sentir coceira no traseiro é muito comum e pode ser um sinal de algo tão simples quanto o que você comeu à noite antes, ou tão complicado quanto uma infecção", disse a médica Sarah Garsed ao jornal britânico The Sun.

As causas princpais podem ser:

  1. Dieta: a sua comida pode irritar seu bumbum e exacerbar qualquer coceira anal existente. Alimentos picantes, frutas cítricas e laticínios podem causar aumentar o desconforto, assim como bebidas que levam à desidratação e problemas intestinais, como café, álcool e refrigerantes.
  2. Diabetes: O diabetes do tipo 2 (geralmente desenvolvida ao logo da vida) quando combinado com má circulação do sangue que geralmente acompanha a doença pode provocar uma coceira desagradável. Esse sinal pode ser importante para detectar a condição que pode resultar em complicações como derrames, doenças renais e insuficiência cardíaca.
  3. Vermes: Um vermezinho chato chamado oxiúros deposita os ovos no reto, a parte final do intestino, causando esse sintoma incômodo. Acontece muito com crianças ou em áreas de baixo saneamento. Nesses casos, é preciso tomar vermífugo.
  4. Estresse: Ficar estressado ou ansioso pode provocar um intestino irritado e, portanto, ardência.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp