Saúde

Salvador abre janela de contratação para habilitar clínicas e hospitais privados em mutirão de exames de imagem

Divulgação/Secom
Iniciativa tem objetivo de ampliar oferta na rede do SUS  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Secom

Publicado em 08/04/2022, às 15h51   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Através da Secretaria Municipal da Saúde, Salvador iniciou o credenciamento de hospitais e clínicas privadas que estejam interessadas em participar do mutirão para oferta de exames eletivos de imagem aos beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital baiana. Uma portaria com os aspectos técnicos para habilitação de pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, foi publicada no Diário Oficial do Município.

De acordo com a prefeitura, o mutirão ampliará a oferta de procedimentos ambulatoriais como ressonâncias, tomografias, colonoscopia, bem como eletroneuromiografia e exames de biopsia. Serão investidos, no total, mais de R$ 5,5 milhões.

A iniciativa tem o objetivo de reduzir a demanda reprimida gerada durante a pandemia do coronavírus na cidade. Dados da pasta revelaram que é necessário abrir de cerca de 28 mil novas vagas, a fim de zerar a demanda reprimida na capital. “Ao longo desses dois anos e meio, tivemos um aumento expressivo de pessoas que abandonaram tratamentos ou deixaram de fazer exames de rotina por conta da pandemia. Hoje, para diminuir esses impactos e reduzir a demanda reprimida estamos lançando a portaria que possibilita a contratação de clínicas e hospitais da rede privada”, explicou o secretário Décio Martins.

Leia também:

Ainda de acordo com o gestor, em novembro do ano passado, a SMS promoveu um mutirão de consultas e exames especializados nos Multicentros de Saúde que auxiliou na redução significativa do gargalo por atendimentos ambulatoriais. Foram investidos R$ 2,8 milhões de reais e 400 profissionais na iniciativa trabalharam na iniciativa. Os quatro Multicentros de Saúde da capital beneficiaram cerca de 25 mil pacientes.

“O desafio atual é buscar alternativas para minimizar os impactos da pandemia nos serviços de saúde. Estamos definindo estratégias para que tanto nossa rede própria quanto a rede contratualizada de clínicas e hospitais privados possam ampliar a oferta pelos procedimentos. O intuito é garantir que nossa população tenha acesso à assistência de qualidade”, afirmou Decio.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp