Coronavírus

Secretário de Saúde de Salvador minimiza risco da nova variante ômicron, mas prega cautela

Bnews/ Joilson César
Secretário alerta que todos os hospitais de campanha e gripários são fundamentados na pandemia para estarem funcionando  |   Bnews - Divulgação Bnews/ Joilson César

Publicado em 08/04/2022, às 09h26   João Brandão/ Karine Pamponet


FacebookTwitterWhatsApp

A subvariante da Ômicron denominada XE e já identificada no Brasil pelo Ministério da Saúde ainda não é motivo de preocupação para os baianos, segundo disse o secretário municipal da saúde, Décio Martins, durante a entrega 2ª etapa da Avenida Milton Santos, nesta sexta-feira (8).

Na ocasião o secretário afirmou que ainda não tem dados suficientes para dizer como se comporta essa nova cepa mas, acredita que apesar dela ser mais transmissível é menos agressiva. “Todos nós sabemos que a vacina vem cumprindo todo o seu papel de defesa contra o vírus da Covid-19”, disse o secretário.

Leia mais:

“Eu defendo retirada total das máscaras”, diz Bruno Reis

Academia, barbearia e mais: veja onde não é mais obrigatório usar máscara em Salvador

Anvisa aprova registro definitivo da vacina da Janssen contra Covid

Ao BNews, Décio se mostrou receoso quanto o rebaixamento da pandemia para o status de endemia como defendeu o governo federal em março deste ano, em declarações feitas pelo Ministro da Saúde Marcelo Queiroga à imprensa. “Acho que ainda não é momento para isso.  Estamos num período de síndromes respiratória agudas então um pouco de cautela não faz nenhum mal nesse momento. Até porque os nossos hospitais de campanha e gripários são todos fundamentados na existência da pandemia”, explica Décio.

O secretário ressaltou também que apesar da diminuição do número de casos graves da Covid-19 na Bahia, a procura pelos pontos de atendimento para crianças aumentou nesse período. “Nesse momento fechar um gripário seria muito ruim, principalmente para o público pediátrico”, conclui.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp