Coronavírus

Queiroga quer rebaixar Covid-19 a endemia no Brasil, diz colunista

Agência Brasil
Queiroga se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 15/03/2022, às 18h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, buscou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para discutir quais as consequências jurídicas do possível rebaixamento da Covid-19 do status de pandemia para endemia no Brasil.

Nesta terça-feira (15), o próprio ministro confirmou a existência no Brasil de dois casos da nova variante da Covid-19 denominada Deltacron. Os casos foram identificados no Pará e no Amapá. Essa nova cepa é um híbrido da variante Delta e Ômicron, conforme sugere o nome.

Leita também:

Ele também pretende se encontrar ainda nesta semana com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. A informação é da colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.

De acordo com a publicação, o ministro pretende decidir sobre a mudaça de status da doença até o fim do mês. No entanto, há um temor sobre os efeitos que a revogação da emergência sanitária pode gerar. 

Isso porque o status de pandemia permitiu, por exemplo, o uso emergencial de vacinas contra a doença e poderia admitir, num futuro próximo, o uso emergencial também de medicamentos, como já são usados em outros países.

Outro ponto defendido pelo ministro é que a pandemia deu ainda uma série de prerrogativas aos gestores, inclusive de restrição de direitos individuais, segundo ele. Graças a ela, foi possível, por exemplo, baixar normas de isolamento social e obrigatoriedade do uso de máscaras.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp