Saúde

Salvador intensifica ações preventivas após aumento de casos de arboviroses na cidade

Divulgação/Fiocruz
Mesmo com o aumento de casos de arboviroses, o cenário permanece inferior ao número registrado em 2024 e 2023  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Fiocruz
Mariana Cedrim

por Mariana Cedrim

Publicado em 27/05/2026, às 21h19



A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador intensificou as estratégias de prevenção, monitoramento e assistência após o município registrar 1.356 casos prováveis de dengue, entre janeiro e maio de 2026. 

De acordo com a SMS, nos meses mais chuvosos é comum o crescimento de registros, pois há maior acúmulo de água parada e condições favoráveis à reprodução do mosquito Aedes aegypti. Porém, mesmo com o aumento de casos, o cenário permanece inferior ao número registrado em 2024 e 2023.

Os dados parciais são do levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica e são referentes até a 20ª Semana Epidemiológica de 2026, no último dia 22, que ainda sob consolidação.  O secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves destacou que estão acompanhando o cenário diariamente.

“Há crescimento em relação ao ano passado, mas ainda em um patamar inferior aos períodos de maior circulação viral já vividos pela cidade. Mesmo assim, a Prefeitura não espera o agravamento do cenário para agir. Estamos reforçando protocolos, ampliando ações nos territórios e intensificando o monitoramento”

Do total de casos registrados, Salvador confirmou apenas um óbito por dengue e dois casos estão sob investigação para a doença. Além disso, foi registrado um óbito em investigação por chikungunya, acompanhados pelas equipes de Vigilância em Saúde.

A secretaria orienta que população procure uma unidade de saúde em caso de sintomas como febre, dores no corpo, manchas vermelhas e mal-estar. Além disso, é importante a prevenção como evitar recipientes com água parada e a manutenção caixas d’água fechadas.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)