Salvador

Léo Prates anuncia restrição em UPAs a partir de segunda-feira; entenda quem poderá ser atendido

Arquivo BNews
A medida terá início a partir de segunda-feira (1º) e será válida até sexta-feira (5)   |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 26/02/2021, às 21h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates (PDT), anunciou que pacientes com sintomas leves serão atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), após triagem feita por um médico em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A medida terá início a partir de segunda-feira (1º) e será válida até sexta-feira (5), Prates explicou que a medida acordada com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) visa evitar aglomerações nas UPAs.

"As UPAs são unidades vocacionadas a urgência e emergência, por isso, os pacientes que na triagem feita por um médico forem classificados como azul e verde [classificação de sintomas leves], não serão atendidos nas UPAs. Serão encaminhados para as UBS para evitar aglomeração nas UPAs", afirmou o secretário.

Prates explicou que o novo método de funcionamento  será válido tanto para as UPAs municipais quanto estaduais. A medida será válida de segunda até sexta pois durante o final de semana as UBS não funcionam, dessa forma, sábado e domingo as UPAs atenderão, também,  pacientes com sintomas leves. 

"Sintomas leves devem ser tratados nas Unidades Básicas, nós estamos restringindo as UPAs de segunda a sexta-feira, não atenderemos pacientes com sintomas leves [...] pacientes sem gravidade receberão atendimento na UBS como regra o Sistema Único de Saúde (SUS)", reforçou o pedetista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp