Saúde
A secretária de Saúde e vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), detalhou o esquema do Dia D de vacinação para intensificar o combate aos vírus da Influenza e Covid-19. Uma megaestrutura com 120 pontos foi montada na capital de saúde neste sábado (15).
A mobilização acontecerá entre 8h e 16h, em mais de 100 postos de saúde; dois drive-thrus; dez supermercados; seis shoppings centers; uma igreja e uma estação de transbordo.
A gente entendeu que a melhor estratégia seria fazer com que as famílias tivessem uma integração com essa nossa estrutura. Ou seja, a família que vai ao mercado e ao shopping não vai precisar ir em outro lugar. [...] Tem a unidade perto da família para aquela pessoa que trabalha durante a semana e não consegue se vacinar”, detalhou Ana Paula ao BNews.
Sobre a bivalente, a vice-prefeita disse que Salvador está avançando. “Estamos com um média estadual de 17,9%, mas em algumas categorias, como os idosos acima de 70 anos, já estamos em 33%”. Ela explica que abaixa um pouco nas categorias que não ainda estão entendendo com funciona a bivalente.
Em relação a Influenza, Ana Paula detalha que houve uma antecipação em relação a todo o Brasil. “Esses números estão em crescimento, mas o dia de hoje nos dar uma expectativa de que, ao final do dia, quando a gente fizer o balanço, perceba que de fato essa estratégia aproxima a gente da rotina da família, e a família da vacinação. A expectativa é muito boa para que Salvador continue avançando nesse comparativo com o resto da Bahia e do Brasil”.
Ana Paula explicou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) “olha onde tem a demanda e, a partir disso, conversa com as instituições, pede esse apoio e a equipe vai vacinar lá”.
Serão oferecidas doses do imunizante contra o coronavírus adulto, pediátrico e bivalente, além da influenza para os grupos prioritários.
São João
Falta pouco para o São João e Ana Paula disse que a SMS trabalha principalmente, com a sensibilização durante o festejo. “A gente acompanha o São João do município pelas séries históricas. A gente vai verificando em quais períodos teve o maior índice de determinada doença, por isso que agora a gente instalou preventivamente a Upinha Barris para as síndromes respiratórias”.
De acordo com a secretária, no São João, Salvador não tem, historicamente, grandes festas. “Tem mais no interior, mas havendo necessidade a gente se organiza. A nossa programação acontece em paridade com a Saltur e Secult. O que eu posso dizer é que hoje a nossa maior preocupação é de abril a junho, mesmo que em junho tenha o São João, mas é nesse período por causa das síndromes respiratórias”.
Em relação ao São João, enquanto festa, a preocupação é aquela tradicional: cuidado com os fogos, cuidado para não se queimar, é muito uma sensibilização”, afirmou. A secretária explicou ainda que, no momento, a SMS está com uma campanha de sensibilização em relação às arboviroses, para evitar a dengue, chikungunya e zica".
Classificação Indicativa: Livre
Edvaldo Sales
Qualidade Stanley
Super descontos
som poderoso
Despencou o preço
Fones top de linha