Saúde

Sesab confirma que não há casos da nova variante ômicron na Bahia

Mauricio Bazilio/SES
Especificamente em Salvador, também não há nenhum caso em investigação  |   Bnews - Divulgação Mauricio Bazilio/SES

Publicado em 28/11/2021, às 10h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A B.1.1.529, chamada de variante ômicron, ainda não chegou a Bahia ou pelo não há registros de casos, informou a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). De acordo com o G1, a paste de Saúde da Bahia ressaltou que "realiza vigilância ativa dos casos de Covid-19 no estado, monitorando diversos indicadores, como taxa de positividade e número de casos ativos".

No Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) é realizado sequenciamento genético do vírus Sars-Cov2, de amostras coletadas em diversas regiões do estado. Conforme a Sesab, até as análises não dão indicativos de circulação da variante ômicron na Bahia.

Especificamente em Salvador, também não há nenhum caso em investigação, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. Além disso, não há medidas a serem adotadas na capital por enquanto. Já no Brasil, serão fechadas as fronteiras aéreas para passageiros vindos de seis países do Sul da África a partir da próxima segunda-feira (29).

Vale ressaltar que a ômicron preocupa os cientistas, pois tem 50 mutações — algo nunca visto antes —, sendo mais de 30 na proteína S (spike) – a "chave" que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp