Saúde

Setembro Amarelo: Serviços de assistência à saúde mental são ampliados na Bahia

Divulgação
Serviços de assistência são realizados com o auxílio de Centros de Atenção Psicossocial  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/09/2023, às 16h06   Cadastrado por Natane Ramos


FacebookTwitterWhatsApp

Com a chegada do mês de setembro, as campanhas para o Setembro Amarelo, ação brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, estão sendo aplicadas pelo Governo do Estado da Bahia.


Uma das principais ações inicializada na Bahia, é a ampliação do número de serviços que prestam assistência à saúde mental, juntamente a construção de mais 24 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e unidades de acolhimento, que serão iniciados em 2024.


As novas unidades serão construídas com o apoio do Programa de Fortalecimento do SUS no Estado da Bahia – PROSUS II, que é elaborado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


No primeiro momento do programa, nos anos de 2019 e 2020, 10 Centros de Atenção Psicossocial foram abertas. Todas as unidades fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Bahia, que atualmente conta com 327 Caps.


A assistência conta com a atuação de profissionais especializados, além de uma estrutura e suporte técnico e da possibilidade de internação, somente quando necessárias, e o acompanhamento dos pacientes.

Os Centros de Atenção Psicossocial atendem aos pacientes por demanda espontânea ou por encaminhamento. A identificação da questão de saúde, pode ser verificada inicialmente em uma unidade básica de saúde e depois ser encaminhada para um Caps para criar um plano terapêutico.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp