Saúde

Sexo durante gravidez faz bem? Saiba o que dizem os especialistas

Reprodução/Instagram
Muitos casais possuem medo de fazer sexo durante gravidez  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 10/09/2023, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

A gestação é um período que exige muitos cuidados e requer atenção de quem zela pela pessoa que está gerando um bebê. Por causa disso, diversos casais sofrem com o medo de continuar fazendo algumas coisas que realizavam antes da gravidez. Um desses hábitos, que é por muitas vezes interrompido, é o ato sexual entre as duas partes.

Em entrevista ao BNews, Ilser Martinez, coordenadora de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Mater Dei Salvador, deu algumas orientações e esclarecer alguns boatos acerca do assunto.

A médica esclarece que praticar o coito, durante a gestação, não faz mal ao bebê e nem à mãe. "É importante a comunicação do casal com o obstetra para desmitificar o sexo nesse período. O sexo é um aspecto fundamental na qualidade de vida de qualquer ser humano, sendo importante até no período da gravidez", disse.


"Por mais que a mulher seja esclarecida, pode gerar dúvidas como: o pênis irá chegar no útero? o sêmen atravessa a placenta?; o pênis pode tocar a cabeça do bebê? Nada disso é verdadeiro. Tem estudos mostrando que o sexo beneficia pelo prazer que proporciona. Não afeta no desenvolvimento do feto", explicou a profissional de saúde.


A ginecologista diz ainda que, se não houver nenhuma contraindicação médica, o sexo também não afeta negativamente a grávida: "A atividade sexual na gestação ainda é um tema tabu, além das alterações hormonais, os mitos, os princípios religiosos e culturais podem influenciar no exercício da sexualidade neste período. O sexo deve ser estimulado, senão tiver nenhuma contraindicação durante a gestação".


Posições sexuais e orgasmos 

Como já dito anteriormente, o sexo não faz mal, a menos que o médico responsável pela paciente indique que ela não cometa o ato. Mas, existem posições sexuais que não devem ser feitas? A ginecologista também indica como o casal deve proceder durante essa fase.

"Na gestação inicial pode ser praticado o sexo em qualquer posição.  O ideal seria fazer no padrão mais tradicional (homem por cima da mulher) até o volume da barriga permitir. Pode ser sugerido algumas posições laterais ou a invertida (a mulher encima do homem). Evitar sexo com acrobacias ou movimentos mais bruscos para diminuir a chance de algum trauma violento na barriga, ou queda da cama, colocando em risco a mulher e o feto", indicou.

A médica aproveitou para desmentir o mito de que mulheres grávidas podem gerar outro bebê, mesmo com um feto na barriga. Isler Martínez garante que não há nenhuma chance de engravidar estando grávida, "porque na gravidez existe um “estado hormonal” onde a mulher não tem o ciclo menstrual, nem ovula".

Por fim, ela tranquiliza as 'mamães' que têm medo da dor do parto ao ter orgasmo durante a relação e garante que a adrenalina do momento não é suficiente para fazer o bebê nascer. "O orgasmo ocasiona contrações de prazer, é liberado o hormônio ocitocina, mas não suficiente para desencadear contrações de trabalho de parto", explicou.

Se você está grávida e possui muitas dúvidas sobre esse período, é de grande importância que você busque um médico para se cuidar durante a gestação. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp