Saúde

SUS realiza mais de 2,3 mil atendimentos médicos aos repatriados do Líbano

Rafael Nascimento/MS.
A Força Nacional do SUS realizou mais de de 2,3 mil atendimentos médicos aos repatriados que chegaram do Líbano  |   Bnews - Divulgação Rafael Nascimento/MS.
Cauan Borges

por Cauan Borges

[email protected]

Publicado em 26/11/2024, às 12h49



A Força Nacional do SUS (FN-SUS) completou mais de 2,3 mil atendimentos médicos aos repatriados brasileiros do Líbano. A operação conta com uma equipe de 13 profissionais que prestam atendimento com foco em emergências, avaliação médica e os Primeiros Cuidados Psicológicos (PCP). A operação do SUS realizou o total de 2.341 atendimentos, sendo 545 assistenciais e 1.796 psicossociais. 

A Força Nacional do SUS está preparada para realizar uma resposta eficiente e humanitária à situação dos repatriados, buscando levar assistência em saúde e psicossocial, com foco na preservação da dignidade humana e no respeito aos direitos dos migrantes”, afirma Renato Santos, enfermeiro e coordenador da missão. 

No desembarque em pista, a FN-SUS realiza ação na Base Aérea de Guarulhos, prestando a assistência em tenda, com espaços de divisões para atendimento psicossocial, acolhimento, cuidados médicos, espaço para brinquedoteca e local de oração, considerando os aspectos culturais e religiosos. Trata-se de uma operação interministerial, que já resgatou 2.513 pessoas e 33 animais de estimação, distribuídas em voos da Força Aérea Brasileira (FAB). 

A aeronave KC-30 pousou às 4h56 na BASP (Base Aérea de São Paulo), em Guarulhos (SP), na última quarta-feira (20) ,com 204 passageiros. Esse foi o 12º voo com repatriados brasileiros do Líbano, na Operação “Raízes do Cedro”, criada pelo Governo Federal para trazer brasileiros da zona de conflito no Oriente Médio. Na viagem, a Força Nacional do SUS prestou 87 atendimentos, sendo 61 assistenciais e 26 psicossociais.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp