Saúde

Sussuarana ganha nova unidade de saúde municipal com capacidade para 650 atendimentos por dia

Valter Pontes/Secom
Moradores de Sussuarana ganharam uma nova Unidade de Saúde da Família, nesta quarta-feira (20).  |   Bnews - Divulgação Valter Pontes/Secom

Publicado em 20/07/2022, às 13h12   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Moradores de Sussuarana ganharam uma nova Unidade de Saúde da Família, nesta quarta-feira (20). A USF tem capacidade para atender 16 mil pessoas residentes na região, mediante cadastramento, sendo 650 pacientes diariamente. Serão oferecidos serviços de atenção integral à saúde, desde o recém-nascido ao idoso, através de atendimento médico, de enfermagem e odontológico. 

O prefeito destacou que, desde 2013, a Prefeitura segue, ano a ano, aumentando a oferta de serviços de saúde ao cidadão. "No início tínhamos apenas 18% de cobertura na atenção básica. De lá para cá, diversas unidades foram construídas e inauguradas, e hoje temos 159 unidades em toda a cidade. Em apenas 18 meses, esta é a quinta unidade de saúde inaugurada por esta gestão, as outras são Vila Matos, Periperi, Federação e Avenida Gal Costa", disse Bruno Reis.

A unidade possui capacidade para atender cerca de 650 pessoas por dia, através da atuação de quatro equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. O atendimento poderá ser prestado na própria unidade de saúde, em domicílio quando necessário, ou em outros equipamentos sociais da região, permitindo que as ações de saúde estejam mais próximas do cotidiano da comunidade, com demandas que podem ser resolvidas pela área da Atenção Primária à Saúde.

No local serão oferecidos serviços nos programas de pré-natal, hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme, nas áreas de Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde do Adulto, Saúde do Idoso e Saúde Bucal. Também serão disponibilizados curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, marcação de consulta para outras especialidades e outros exames ofertados no Município, dispensação de medicamentos básicos e confecção do Cartão SUS (2ª via).

A estrutura física dispõe de recepção/arquivo de prontuários, sala de espera, almoxarifado, sala da gerência, consultório com sanitário, sala de vacina, sala de curativo, sala de procedimentos, farmácia, consultório odontológico, sanitário para usuários, sanitário para deficientes, banheiro para funcionários, copa/cozinha, depósito de materiais de limpeza, sala de recepção/lavagem e equipamentos, sala de esterilização, sala de utilidades (apoio à esterilização), abrigo de resíduos sólidos e depósito para material de limpeza.

O secretário de Saúde, Décio Martins, lembra que Salvador segue avançando na oferta de serviços de atenção básica em saúde. De acordo com o gestor, a estratégia é ampliar até atingir o que é preconizado pelo Ministério da Saúde, ou seja, 70% de cobertura. Desta meta, Salvador já alcançou 61% e segue melhorando esse índice. 

“Para uma comunidade carente, por exemplo, é muito importante proporcionar serviços médicos e odontológicos cada vez mais perto da população. O trabalho preventivo é muito importante para enfrentar o agravamento das doenças, sempre agindo de forma preventiva e garantindo acesso universalizado para todos", completou Martins.

Lazer

 Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Bruno Reis também entregou a quadra esportiva situada ao lado do posto e, ainda, autorizou a construção de praça na Rua Santíssima Trindade. O investimento total é de R$200 mil.

Leia também: Brasil vive '2ª pandemia' na saúde mental, com multidão de deprimidos e ansiosos

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp