Saúde

Altas temperaturas favorecem aparecimento de doenças de pele durante o verão

Reprodução Hapivida
Micoses são os principais problemas causados pela quentura  |   Bnews - Divulgação Reprodução Hapivida

Publicado em 28/01/2022, às 19h38 - Atualizado às 19h38   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Os últimos dias foram de temperaturas exorbitantes por conta do verão, essas condiões exigem cuidados com a saúde da pele. As altas temperaturas, além de causarem envelhecimento precoce, ressecamento, câncer de pele e queimaduras, também são as responsáveis pelo aparecimento de micoses pelo corpo.

De acordo com o dermatologista do Sistema Hapvida, Dr. Rodrigo Riccio, o próprio sol é um imunossupressor, porém, todos estes problemas podem ser evitados, por meio do uso consciente do protetor solar, que evita a baixa imunidade da pele e a protege contra o aparecimento dos microorganismos.

Leia mais: 

Em conjunto com o uso do protetor outras medidas básicas também podem ajudar a cuidar da saúde da pele, evitando que com a ida à praia e à piscina, a proliferação da micose no corpo.

"Este microrganismo é um fungo que se aproveita de ambientes úmidos e quentes, e os fatores de riscos mais comuns são o contato com a água e muito calor", alerta o especialista.

Para que todos possam aproveitar a temporada da melhor forma possível e sem incômodos, o médico orienta que após os banhos, trocar a roupa íntima imediatamente, enxugar bem os locais, sobretudo as axilas, virilhas e pés, não compartilhar toalhas, ter uma boa higiene, não usar roupas apertadas e utilizar talco antisséptico nos pés para reduzir a umidade. 

De olho nos sinais!

A infecção se manifesta por meio de manchas brancas ou amarronzadas, coceira, descamação na pele, vermelhidão, que acometem diversas partes do corpo, como peito, rosto, dorso, axila, virilha e, principalmente, os pés. 

Diagnóstico e tratamento

Conforme o especialista, ao surgir os primeiros sintomas, o indivíduo deve procurar um médico dermatologista para que seja realizado um diagnóstico preciso da lesão. "A partir daí, o profissional vai analisar a região afetada e identificar se realmente é micose, porque existem outras doenças que não são fungos, mas que também aparecem no verão, como, por exemplo, a herpes simples, que associada ao sol e outros fatores como o estresse e ansiedade podem surgir na região labial e a Larva Migrans ou o bicho geográfico, que é uma infecção causada por um parasita encontrado nas fezes de cão e gato", alerta Dr. Rodrigo.

O tratamento inclui o uso prolongado de cremes, loções e sprays à base de antifúngicos. Isso porque os fungos demoram mais para regredir, e, às vezes, é necessário entrar com o uso de remédios via oral. " A intervenção médica e o tempo de tratamento vai depender da causa e do tipo da micose. Então, é essencial que o paciente seja acompanhado um dermatologista", aconselha.

Leia também: 

Taxa de ocupação de UTI adulto chega a 75% na Bahia; pediátrica alcança 69%

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp