Saúde

Vacina contra o HIV produzida pela Janssen é ineficaz, apontam testes

Reprodução/Globo
Os voluntários estão sendo informados sobre os resultados dos testes; estudos começaram ainda em 2019  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Globo

Publicado em 19/01/2023, às 17h57   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos principais estudos do mundo voltados para a criação de uma vacina contra o vírus HIV foi encerrado pela Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson. Os resultados dos testes na fase 3 mostraram que, embora seja seguro, o imunizante é ineficaz para prevenir infecções.

Intitulado Mosaico, o estudo começou em 2019 e foi concluído em outubro de 2022. Dele, participaram 3,9 mil homens cisgêneros e pessoas trans com idades entre 18 e 60 anos. Os testes foram realizados em nove países, incluindo o Brasil. 

Foram administrados, para cada voluntário, dois tipos diferentes da vacina, sendo quatro doses ao longo de um ano, que usa um vírus causador de resfriado, o adenovírus 26, para entregar o código genético do HIV ao corpo humano, com o objetivo de induzir resposta imune.

"Estamos desapontados com este resultado e nos solidarizamos com as pessoas e comunidades vulneráveis e afetadas pelo HIV", afirmou a médica Penny Heaton, chefe da área terapêutica global de vacinas da Janssen. Os voluntários estão sendo informados sobre os resultados dos testes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp