Saúde

Varíola dos macacos: saiba tudo sobre sintomas, formas de transmissão e locais de atendimento em Salvador

Reprodução/Twitter
Na capital baiana, um homem de 32 anos de idade apresentou o início dos sintomas da varíola dos macasos em 22 de junho  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 13/07/2022, às 12h43   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após a confirmação do primeiro caso da varíola dos macasos em Salvador, nesta quarta-feira (13), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulgou orientações sobre a doença. 

De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde, Andréa Salvador, apesar do cenário requerer cuidados preventivos, o momento não é alarmante, uma vez que a doença apresenta baixa letalidade. Dos casos ocorridos no mundo até o momento, não há registro de óbitos.

“O importante nesse momento é evitar todo tipo de pânico. Os cuidados preventivos devem ser observados, mas é bom pontuar que trata-se de um agravo com baixo indicador de letalidade”, declara a gestora.

Na capital baiana, um homem de 32 anos de idade apresentou o início dos sintomas em 22 de junho. Ele foi atendido em hospital da rede particular. O mesmo teve sintomas que indicam a infecção viral como febre alta súbita e lesões na pele. Os exames laboratoriais confirmaram o caso como positivo para Monkeypox. O indivíduo segue em isolamento domiciliar e passa bem.

Transmissão

A varíola dos macacos pode ser transmitida pelo contato com fluidos corporais, secreções respiratórias, lesões na pele ou mucosas de pessoas infectadas. Há também o risco de contaminação pela utilização de materiais contaminados, como toalhas, roupas de cama e utensílios domésticos contaminados e/ou contato com animais infectados pelo vírus.

Sintomas

Os principais sintomas observados nos indivíduos infectados são febre, dor de cabeça, dores nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, lesões na pele, que começam no rosto e se espalham pelo corpo, atingindo principalmente as mãos e os pés. O vírus tem um período de incubação que pode variar de cinco a treze dias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os sintomas duram de 16 a 21 dias.

Prevenção

Apesar de não haver tratamento específico ou vacina para a varíola do macaco, a OMS afirma que a vacina para a varíola humana mostrou ser 85% eficaz para prevenir casos da doença. Recentemente, Estados Unidos, Alemanha e França anunciaram que irão implementar planos de vacinação como precaução.

Ao apresentar os sintomas da doença, a orientação da SMS é que o paciente busque uma unidade de urgência e emergência. Atualmente, a rede municipal dispõe de 16 postos de urgência que funcionam ininterruptamente, nos sete dias da semana, inclusive feriados, em regime 24 horas.

Locais de atendimento

- UPA Santo Antônio (Roma)
- UPA San Martin
- UPA Barris
- UPA Paripe
- UPA Periperi
- UPA Valéria
- UPA Brotas
- UPA Parque São Cristóvão
- UPA Pirajá/Santo Inácio
- UPA Itapuã
- PA Orlando Imbassahy (Bairro da Paz)
- PA Alfredo Bureau (Marback)
- PA Edson Teixeira (Pernambués)
- PA Rodrigo Argolo (Tancredo Neves)
- PA São Marcos
- PA Maria Conceição Imbassahy (Pau Miúdo)

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp