Saúde

Zoológico é evacuado às presas após suspeita de gripe aviaria

Joédson Alves/Agência Brasil
O fechamento do zoológico é preventivo e foi determinado pelo governo do DF  |   Bnews - Divulgação Joédson Alves/Agência Brasil
Redação BNews

por Redação BNews

redacao@bnews.com.br

Publicado em 28/05/2025, às 18h50



O Jardim Zoológico de Brasília precisou ser fechado às pressas, nesta quarta-feira (28), após a identificação de duas aves mortas nas dependências do local, com suspeita de gripe aviária.

As amostras do pombo e do marreco irerê foram recolhidas pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) e serão enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para análise de possíveis casos de gripe aviária.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

O fechamento preventivo, determinado pelo governo do Distrito Federal segue os protocolos de biossegurança e tem como objetivo proteger a saúde dos animais, dos colaboradores e dos visitantes.

A Seagri-DF também reforçou que não há nenhum outro caso suspeito registrado até o momento no Distrito Federal - tanto em animais silvestres quanto em planteis domésticos e comerciais - e que reabertura do parque será avaliada assim que os resultados laboratoriais forem concluídos e não houver risco à saúde pública.

"Reforçamos que não há nenhum outro caso suspeito registrado até o momento, seja entre animais de vida livre ou outras aves no Distrito Federal. A Seagri-DF é o órgão responsável pela sanidade animal no DF e conduzirá toda a investigação, seguindo os protocolos nacionais desenvolvidos pelo Mapa", declarou.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)