Serviços

SAC Móvel atenderá famílias atingidas por incêndio em Massaranduba

Publicado em 19/01/2015, às 23h37   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A unidade da Rota 3 do serviço de atendimento móvel do SAC atenderá nesta terça, quarta e quinta-feira (dias 20 a 22) à população da Baixa do Petróleo, na região que ficou conhecida como Alagados, em Massaranduba (Salvador), atingida por um incêndio no último dia 14. Com a ação emergencial, o governo do Estado, através da Secretaria da Administração (Saeb), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Tribunal de Justiça (TJ-BA), pretende levar cidadania e solidariedade àquela comunidade. O atendimento às vítimas do incêndio será prioritário e gratuito. Os serviços serão oferecidos também a outros moradores da região.
Nos três dias, o SAC Móvel estará das 8h às 17h na Rua Coronel Felinto Sampaio, Baixa do Petróleo, Massaranduba (próximo ao Salão do Reino das Testemunhas de Jeová). Os serviços oferecidos são emissão de Carteira de Identidade; Cadastro de Pessoa Física (CPF); recadastramento de Pensionistas do Estado; emissão de antecedentes criminais e registro de críticas, denúncias, elogios, orientações, reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços públicos prestados pelo governo do Estado, através da Ouvidoria Geral do Estado (OGE).
Além destes, especificamente para o atendimento direcionado às famílias que tiveram os documentos perdidos no incêndio, será realizado no local, entre 8h e 14h, pesquisa para emissão de segunda via da Certidão de Nascimento e Casamento. Além disso, haverá emissão de Carteiras de Trabalho, que serão entregues posteriormente no posto SAC de Periperi.
As carretas do SAC Móvel possuem tecnologia via satélite, integrada com a Rede Governo e conta com o apoio do Sistema Atende para gerenciamento de filas e controle de atendimento. Além disso, contam com infra-estrutura completa, ar-condicionado, sistema de som, televisão e área de espera coberta com capacidade para 100 pessoas e emissão diária de 250 documentos.
Para mais informações sobre as rotas do SAC Móvel e horários de atendimento, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o endereço www.sac.ba.gov.br e os números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).
Alimentação e moradias
As 85 famílias desalojadas pelo incêndio ocorrido em Massaranduba no dia 14 de janeiro também estão tendo assistência do Governo da Bahia por meio de outras ações integradas entre as secretarias e órgãos estaduais. Por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS), a alimentação das cerca de 250 pessoas é garantida com a distribuição de três refeições diárias produzidas no Restaurante Popular do Comércio.
A entrega é feita pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), sob coordenação da Casa Civil, no Centro Social Mangueira, onde parte das famílias está alojada até a liberação do 'Aluguel Social', de responsabilidade do município. Outra ação é a construção de casas. A assistência prestada às famílias inclui ainda o cadastramento no programa Minha Casa, Minha Vida e o acompanhamento do processo de transferência para projetos habitacionais executados na região de Alagados pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder). 
Segundo o superintendente de Proteção e Defesa Civil do Estado, Salvador Brito, as famílias serão contempladas pelo empreendimento Alagados VI. "As providências estão sendo adotadas no sentido da busca do recurso e atualização do projeto para a construção das casas que vão atender à população, incluindo as famílias que tiveram suas casas queimadas".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp