Serviços

IBR utiliza arte para agregar benefícios às terapias de reabilitação

Publicado em 10/11/2015, às 07h38   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Fortalecimento da autoestima, autonomia, concentração, bem-estar e equilíbrio emocional. Esses são os principais benefícios do trabalho da arteterapia na reabilitação de pacientes com deficiências neuropsicomotoras no Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), unidade da Fundação José Silveira (FJS). 
O êxito desta experiência foi apresentado ao público na VI Exposição de Arte do IBR, no último final de semana, no Palacete das Artes Rodin Bahia. São trabalhos produzidos por crianças e adultos em diversas técnicas, como pinturas em acrílica, guache, colagem e peças em argila. “As produções executadas demonstram a capacidade de superação e determinação desses pacientes, colaborando para a sua inclusão social”, ressaltou na ocasião a superintendente da Fundação José Silveira Leila Brito. 
Na avaliação da artista plástica e arteterapeuta Constança Maia, responsável pelo trabalho, a experiência com a arte estimula a capacidade criativa e favorece o processo de reabilitação de forma lúdica e prazerosa. “O contato com a arte trouxe um novo ânimo em minha vida e a certeza de que posso superar dificuldades”, relatou a paciente Lilian Oliveira dos Santos, em fase de tratamento de sequelas de um acidente vascular cerebral (AVC) no IBR. “Além de colorir e embelezar o nosso museu, esta ação serviu para estimular a autoestima dos pacientes que tiveram seus trabalhos apreciados pelo público visitante. O museu estará sempre de portas abertas para iniciativas como esta, que trazem benefícios e progresso à comunidade", disse o diretor do Palacete das Artes, Murilo Ribeiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp