Serviços

Marinha e meteorologista alertam sobre mudanças climáticas na Bahia

Publicado em 05/07/2017, às 18h31   Brenda Ferreira



A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), enviou nota à imprensa, nesta quarta-feira (5) e deixou a população sob aviso de mau tempo no estado da Bahia durante o inverno.
Na área marítima entre Caravelas (BA) e Natal (RN), há previsão de mar grosso, com ondas entre 3 e 4,5 metros, até as 21h do próximo sábado (8). 
A previsão ainda é de vento forte, com rajadas de até 61 km/h, até as 21h desta quarta-feira (5) e, entre Salvador (BA) e Natal (RN), das 21h hoje (5) até as 21h de amanhã (6).
Entre Porto Seguro (BA) e João Pessoa (PB), terá ressaca com ondas de até 2,5 metros das 21h de quarta-feira (5) até as 9h do próximo domingo (9).
A Marinha informou que, em caso de necessidade, as Organizações Militares responsáveis pela segurança da navegação na área marítima sob a responsabilidade do Com2ºDN poderão ser acionadas, em qualquer horário, por meio dos telefones (71) 3507-3777 (Bahia), (73) 3421-2050 (Porto Seguro) e (73) 3222-5100 (Ilhéus).
Pedidos de auxílio também podem ser encaminhados para o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SALVAMAR) Leste, operado pelo Comando do 2º Distrito Naval em Salvador.
Meteorologista fala sobre temperaturas em Salvador
Salvador registrou uma temperatura de 17º C, nesta segunda-feira (3), após três anos. O vento forte deixa a sensação térmica ainda pior, com menos 3º C. O BNews conversou com o meteorologista do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Aldírio Almeida, que falou sobre as baixas temperaturas e ventos na capital baiana. 
“As temperaturas mínimas no inverno daqui ficam em torno de 20º C, no entanto, a passagem de frente fria é normal”, disse o meteorologista. 
Desde a segunda-feira (3), a população nota que a capital baiana permanece com tempo firme durante o a manhã e no início da tarde a temperatura tende a baixar. Almeida explicou que este fenômeno depende muito da circulação de vento. “Não há uma explicação clara, tanto que essas temperaturas são frequentes na madrugada”, disse afirmando que recebe o nome de convergência de brisa, o que favorece as chuvas durante a madrugada.
Ele explicou ainda que isto acontece com frequência no litoral, por isso, quem mora próximo às praias, recebe uma corrente de ar mais fria. 
Matéria relacionada:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp