Serviços

Após suspensão temporária, inspeção anual para táxis em Salvador começa nesta segunda-feira

Secom PMS
Cerca de 7,2 mil automóveis deverão passar pelo procedimento obrigatório para conseguir renovar o alvará de circulação  |   Bnews - Divulgação Secom PMS

Publicado em 03/08/2019, às 05h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após suspender temporariamente a fiscalização sobre a vida útil dos táxis que circulam na capital baiana, a prefeitura de Salvador marcou para a próxima segunda-feira (5), a inspeção anual deste tipo de veículo. Cerca de 7,2 mil automóveis deverão passar pelo procedimento obrigatório para conseguir renovar o alvará de circulação.

A inspeção acontecerá na sede da Coordenadoria de Transportes Especiais (Cotae), no Vale dos Barris, e irá até dezembro, seguindo um cronograma organizado de acordo com o número do alvará de cada veículo, de segunda à sexta-feira. Os procedimentos serão das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. Eles custam R$81,79 e o taxista que não apresentar o veículo na data marcada pagará multa de R$32,95.

Serão analisados os requisitos de padronização, como as faixas coloridas laterais, estado de conservação do automóvel, pneus e itens de segurança, a exemplo do triângulo, chave de roda e estepe, além da documentação do motorista e do táxi para que possa circular na cidade. O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) irá verificar o taxímetro para que o aparelho esteja de acordo com as normas estabelecidas. O objetivo é dar mais segurança aos usuários.

Após a checagem, a prefeitura emite um selo de qualidade, atestando que o carro passou por todos os critérios exigidos pelas legislações municipal, estadual e federal. A vistoria será feita em veículos com até oito anos de fabricação, até que seja apreciado o projeto de lei, em tramitação na Câmara Municipal de Salvador, que altera a idade média da frota de táxi de cinco para oito anos.

Documentos

Os taxistas precisarão apresentar: certificado da última aferição, cartão de identificação, selo GNV, pagamento da contribuição sindical, licenciamento atualizado e licença de veiculação do Engenho de Publicidade em Táxi. Devem levar também documentos pessoais como comprovante de residência, carteiras de identidade e de habilitação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp