Serviços

Passagem de ônibus em Salvador pode ser paga por aplicativo a partir desta terça (27)

Bruno Concha (Secom)
Quem baixar o aplicativo no celular pode utilizar a linha Vista Alegre - Barra sem pagar passagem até esta sexta-feira (30)  |   Bnews - Divulgação Bruno Concha (Secom)

Publicado em 27/08/2019, às 14h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O aplicativo Vá de Buzú, que já estava sendo testado desde a semana passada, começou a funcionar desde segunda-feira (26), na primeira linha convencional do transporte público de Salvador, junto com o ônibus elétrico. A linha 1567-1, que liga Vista Alegre à Barra e passa por Fazenda Coutos, já está funcionando com a novidade.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob), por ainda estar em fase de testes, quem baixar o aplicativo no celular pode utilizar a linha com o ônibus elétrico sem pagar passagem até esta sexta-feira (30).

Como utilizar:

O aplicativo gera um QR Code que é lido em um aparelho na catraca do ônibus, permitindo o acesso. Por enquanto, o objetivo da Semob é avaliar o novo mecanismo de cobrança de passagem.

Se a avaliação for positiva, o app poderá ser utilizado como mais uma opção de cobrança de passagem ao usuário do sistema de transporte público. "O objetivo agora é fazer um estudo dessa nova plataforma de cobrança. Por isso, quem utiliza o aplicativo está com essa vantagem de não precisar pagar a passagem nessa linha com o ônibus elétrico, que é outra novidade que estamos testando na cidade", afirmou o titular da Semob, Fábio Mota.

Durante a Semana do Clima, 1.342 utilizaram a linha exclusiva implantada pela Semob com o aplicativo e o ônibus elétrico, com saída do Shopping Paralela até o local do evento, no Salvador Hall. Como a operação foi considerada um sucesso, bem como a utilização do app, a secretaria decidiu iniciar os testes na primeira linha convencional. Mais de 1,5 mil pessoas já baixaram o aplicativo Vá de Buzú.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp