Serviços

Órgãos alertam para risco de temporais com raios na Bahia e em Salvador

Vagner Souza/ Bnews
São esperados temporais acompanhados de raios e ventos fortes  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/ Bnews

Publicado em 17/02/2021, às 11h41   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Após o alerta de empresas e instituições meteorológicas para o alto risco de temporais acompanhados de raios e ventos fortes em parte da região Nordeste, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) também alertou a população para um possível acumulados expressivos de chuvas em alguns pontos da cidade nesta quarta-feira (17) com possibilidades de alagamentos. 

Segundo o meteorologista do órgão, Giuliano Carlo do Nascimento, do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, o fenômeno está associado ao canal de umidade vindo da região amazônica e de um reflexo da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O sistema está parado próximo a capital baiana devido a influência da massa de ar quente e seco.

O climatempo emitiu um alerta de temporal para a cidade com possibilidade de 90% de chuvas durante todo o dia. A previsão é igual para o final de semana quando é esperado sol com algumas nuvens e chuva passageira durante o dia. “A chuva será frequente e pode acumular grandes volumes”, informa. 

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para chuvas intensas em parte da Bahia, incluindo Salvador, mas com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. As áreas mais afetadas serão as regiões do São Francisco, Chapada Diamantina, Recôncavo, além do sudoeste, nordeste, norte, sul e oeste baiano.

"Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada", aconselha o instituto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp