Serviços

Dica para evitar o assalto

Publicado em 21/12/2010, às 11h05   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Devido ao grande número de consumidores circulando pelas áreas comerciais de Salvador fazendo as compras para os festejos do final do ano, cresce a prática de assaltos durante o mês de dezembro.

No site da Assessoria Geral de Comunicação Social (Agecom), a diretora do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), delegada Carmem Dolores Bittencourt, orienta a população sobre as medidas simples que podem ser adotadas para reduzir ou inibir a ação dos assaltantes.

“Conduza a bolsa sempre na frente do corpo, evite circular com muitos pacotes e use roupas simples, evitando a exposição de objetos de valor”, orienta a diretora do DCCP. Ela recomenda também o uso de calçados mais baixos e confortáveis, que possibilitam firmeza e agilidade ao andar.

Carmem Dolores diz ainda que é recomendável ir às compras acompanhado por uma ou duas pessoas. “São medidas simples, que podem fazer diferença para quem deseja enfrentar a maratona de compras de forma mais segura”, diz a delegada, para quem é necessário estar atento a toda movimentação nas ruas.

Encontrar a mesma pessoa várias vezes num mesmo dia não é algo comum, neste caso, se suspeitar que está sendo perseguido, o consumidor deve entrar no estabelecimento mais próximo, avisar aos seguranças do local ou, estando em vias públicas, acionar a polícia. “Evite agir por conta própria e procure ajuda policial, pois muitas vezes os autores dos delitos estão sob efeito de drogas” afirma a delegada.

Circular com jóias, carteira de cédulas no bolso traseiro, celular e objetos de valor à mostra aumenta, em muito, os riscos de tornar-se alvo de assaltantes. O consumidor deve levar somente o dinheiro necessário para as compras daquele dia.

Ocorrência

Segundo a diretora do DCCP, ao utilizar terminais eletrônicos em agências bancárias, o consumidor deve redobrar ainda mais a atenção e evitar sacar altos valores desnecessariamente. A delegada destaca a importância de se registrar um Boletim de Ocorrência quando se é vítima de alguma ação delituosa. O registro da ocorrência, segundo ela, permite a identificação e a captura dos infratores com mais rapidez.

As ocorrências podem ser registradas na delegacia mais próxima do local do assalto e também na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), no Complexo da Baixa do Fiscal. O registro também pode ser feito pela internet, através da Delegacia Digital.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp