Serviços

Marcelo Abreu tenta explicar 'desordem' na cidade

Imagem Marcelo Abreu tenta explicar 'desordem' na cidade
Marcelo Abreu, secretário da Sesp, pede ajuda para cooperar e denunciar  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/12/2012, às 16h45   Terena Cardoso (Twitter: @Terena_Cardoso)


FacebookTwitterWhatsApp

A insatisfação do soteropolitano em ver a sua cidade suja e mal preparada para grandes eventos como a Copa das Confederações e do Mundo em 2013 e 2014 respectivamente, chama a atenção da Secretaria de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp) e outros órgãos.

O titular da pasta, Marcelo Abreu, explica que os esforços da secretaria não são suficientes porque nem sempre conta com a ajuda da população. “Acontece que as pessoas não respeitam o horário da coleta. Vi uma matéria outro dia que após um carro recolher o lixo de uma rua, minutos depois ela já estava toda suja. O ideal é que todos também nos ajudem nesse sentido”, pede o secretário.



Secretário Marcelo Abreu solicita que população colabore


Além do acúmulo de lixo, o número de vendedores ambulantes nas ruas, eventualmente, tem desagradado a população. “O assédio dos vendedores ambulantes que ficam em cima da gente para consumir é inconveniente. Só para sentar nas mesas e cadeiras de uma praia somos obrigados a pagar R$ 10”, critica o servidor público Edson Santos, de 35 anos. O secretário Marcelo Abreu culpa o número alto de trabalhadores informais à seca no Nordeste. “Salvador tem sofrido imigração por conta da seca e muitas pessoas têm vindo matar a fome aqui, na cidade, aumentando o número de vendedores ambulantes. Nós temos trabalhado intensamente nisso, mas não podemos esquecer os problemas econômicos do país e a situação de desemprego”, explica.

O mau hábito de abrir a mala do carro e fazer seu próprio som, também envergonha os baianos. A equipe do Bocão News esteve na tradicional “Segunda-feira Gorda da Ribeira” e conversou com alguns moradores. Eles relataram só ter paz no bairro de terça-feira até sábado, pois nos outros dias têm que ficar presos dentro de casa por conta da desordem, que acontece principalmente na Rua da Igreja da Penha, Avenida Beira Mar e na Praça General Justos. “Nossa família tem que se deparar com essas cenas, sem falar do som alto, as brigas e a quantidade de lixo que fica espalhada. Os carros circulam na contramão, o trânsito vira uma bagunça, a prefeitura não dá o menor suporte. Quando chega o verão a gente já fica imaginando”, desabafou o aposentado Carlo Geraldo, de 53 anos.



Segunda-feira Gorda da Ribeira envergonha moradores


A parte do cidadão

Apesar da sensação de impunidade que deixam algumas pessoas à vontade para badernar, o último sentimento que deve acometer àqueles que clamam pela ordem, é o de que nada vai mudar. “O ideal é que as pessoas também nos ajudem nesse sentido. Podem procurar no site da Limpurb os horários de coleta de lixo e entulhos e denunciar outros fatos através do 156”, recomenda o secretário da Sesp, Marcelo Abreu.

Neste caso, o Bocão News reuniu para você maneiras de como denunciar e evitar que a capital baiana sucumba ao lixo, desordem e ‘baixaria’. Veja:

Lixo orgânico
Respeite o horário de coleta do seu bairro. Se informe através do número 3186-8000, o qual serve também para denunciar.

Som alto, comércio ilegal e construção irregular
Para denunciar a atuação de poluidores sonoros, comércio ilegal ou obras irregulares o cidadão pode ligar para a Sucom através do telefone (71) 2201-6660. O atendimento funciona 24h.

Entulho
Segundo informações da Sesp, nas segundas-feiras Salvador sofre um alto índice de entulho descartado incorretamente. O soteropolitano costuma aproveitar o final de semana para dar seguimento às obras e mudanças. Acontece que a Limpurb só se responsabiliza por até dois metros cúbicos de dejetos. Acima disso, o cidadão deve entrar em contato no número 31865000 e obter informações sobre espaços adequados para o descarte de entulho.

Encostase outros serviços
Para solicitação de vistoria, orientação técnica, inclinação de postes, deslizamento de terra, desabamento de casas, poda de árvores e incêndios a Codesal está à disposição da população 24h no telefone 199 ou, na Avenida Mário Leal Ferreira S/N, na Bonocô.

Trânsito
Procurada, a Transalvador não atendeu o contato da reportagem

Com informações do repórter Tony Silva*


*Matéria publicada originalmente às 10h28 do dia 04/12.

Classificação Indicativa: 18 anos

FacebookTwitterWhatsApp