Serviços

Mudas de árvores serão plantadas para compensar gases do Carnaval 2013

Imagem Mudas de árvores serão plantadas para compensar gases do Carnaval 2013
O plantio acontece no Parque São Bartolomeu em Salvador   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/07/2013, às 22h31   Redação Bocão News (twitter:@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


Um projeto piloto em parceria com a prefeitura vai realizar um plantio de árvores como parte da Ação Sustentabilidade no Carnaval 2013 de Salvador.

O Parque São Bartolomeu, na comunidade de Rio Sena, receberá 1,5 mil mudas de árvores nesta quinta-feira (19), dentro da Ação de Sustentabilidade no Carnaval 2013. O plantio faz parte de um projeto piloto de monitoramento da qualidade do ar e inventário parcial da emissão de gases do efeito estufa (GEE) durante a festa, realizado pela Braskem e Cetrel em parceria com a Prefeitura do Salvador, através da Secretaria da Cidade Sustentável (Secis), além do Instituto Fábrica de Florestas (IFF) e jornal A Tarde. No total, o programa prevê o plantio de 13 mil mudas de espécies da Mata Atlântica em Salvador e Região Metropolitana.

As regiões que receberão as mudas foram indicadas pela Prefeitura, que também apoiará no plantio com a mobilização e capacitação da comunidade. A ação, que contará com voluntários mobilizados pelo IFF, é realizada nesta época do ano devido ao período chuvoso, que favorece o melhor aproveitamento das mudas.

Conforme resultados obtidos durante o monitoramento nos circuitos Dodô e Osmar, considerando os padrões do Conama, a qualidade do ar respirado pelo folião foi classificada como boa em todo o período monitorado nas estações Ondina e Campo Grande. No inventário parcial, que levou em consideração o total de combustível utilizado pelos trios elétricos (96.500 litros de diesel B50), foi apontada a emissão de 129,133 toneladas de CO2 para a atmosfera durante o Carnaval de Salvador em 2013.

Para o secretário da Secis, Ivanilson Gomes, a compensação da emissão de gases de efeito estufa no carnaval representa um avanço na relação entre o poder público e a iniciativa privada, que beneficia a cidade e os moradores. Os resultados obtidos com este projeto piloto servirão de subsídio para a implementação de políticas públicas que visem garantir uma boa qualidade de vida para a população.

Seminário - O plantio de mudas no Parque São Bartolomeu será realizado dentro do Seminário de Restauração Ecológica Comunitária, que acontece nesta quarta-feira (17), das 8h30 às 17h, no Espaço de Eventos Gênesis, localizado na Praça Cidade de Itabuna; e quinta-feira (18), na Praça do Bambu, de 8h30 às 12h, em Rio Sena. O seminário é aberto para a comunidade e a turma tem capacidade para 40 pessoas.

No primeiro dia do seminário, os participantes acompanharão palestras sobre o processo de restauração ecológica e a compensação de GEE. No dia seguinte, eles farão o plantio das mudas de árvores, em uma área degrada da comunidade, que integra o Parque São Bartolomeu. O evento, realizado pelo IFF, tem o patrocínio da Braskem e apoio da Secis e da Conder, do governo estadual.

Foto: divulgação

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp