Serviços

Taxistas discutem segurança e qualificação

Bocão News
Profissionais aproveitaram atividade para solicitar uma reunião com a SSP e PM  |   Bnews - Divulgação Bocão News

Publicado em 14/05/2014, às 22h24   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A segurança dos condutores de táxi e dos passageiros e o combate ao transporte clandestino foram temas de encontro de taxistas e representantes da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Polícia Militar (PM), nesta terça-feira (13), na Secretaria do Turismo do Estado (Setur). O evento, que integra o projeto Taxista Amigo do Turista, realizado pela Setur, contou com a presença do secretário Pedro Galvão.

Na pauta de reivindicações dos taxistas, que aproveitaram a qualificação para solicitar uma reunião com a SSP e PM, foram feitos pedidos de reforço na segurança, a exemplo da intensificação das abordagens a condutores e passageiros de táxi, de realização de blitze nas saídas de Salvador, além de fiscalização rígida contra o transporte clandestino e reclamações sobre multas de trânsito.

“Mais uma vez, a Setur, dando continuidade ao programa de qualificação, reúne as lideranças das cooperativas para ouvir suas reivindicações e queixas, trazendo agora as representações da Segurança Pública. Registramos que os principais problemas estão na indústria de multas, na falta de um local para estacionar os táxis no aeroporto e a falta de fiscalização”, elencou o secretário Galvão, que assegurou uma reunião com a Transalvador.

Gilberto Oliveira Silva, da Coastaxi, elogiou a iniciativa da Setur. “Gostaria de agradecer o trabalho que é feito aqui. Nunca vi uma preocupação com a situação dos taxistas como agora, com esta Secretaria”.

De acordo com o tenente-coronel Sérgio Baqueiro, da Superintendência de Prevenção à Violência, da SSP, “conversar com o trabalhador que faz o receptivo dos turistas dirigindo seus táxis é uma oportunidade para coletar dados importantes sobre o dia a dia da cidade”.

Estiveram presentes 20 profissionais, dentre eles autônomos e representantes de empresas e associações como Teletaxi, Rodotaxi, Taxi Coometas, Taxi Comtas e Coastaxi.

Qualificação

Lançado em fevereiro, o projeto Taxista Amigo do Turista contempla 300 taxistas de Salvador e Região Metropolitana em ações de qualidade, visando à oferta de bons serviços, especialmente durante grandes eventos como o Carnaval e a Copa do Mundo. Os profissionais participarão de oficinas sobre excelência no atendimento, conhecimentos básicos de história da Bahia e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no âmbito do turismo, além de outros temas.

Luiz Otávio Soares qualificou o curso como muito proveitoso. “O taxista merece reconhecimento, mas nunca foi tratado com profissionalismo e ouvido como somos agora. Aqui encontramos espaço para discutir temas cotidianos e aprendemos como bem atender não só a turistas como a moradores locais também. Na qualificação, somos estimulados a usar máquinas de cartão de crédito, pois cada vez mais as pessoas, por segurança, usam ‘dinheiro de plástico’. Espero que o projeto de qualificação permaneça depois da Copa”, contou o motorista da rede Teletaxi. O secretário Pedro Galvão garantiu que o projeto não sofrerá interrupção.

Com informações da Setur. 


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp