Serviços

Salva-vidas de Lauro de Freitas intensificam treinamento durante a baixa estação

Imagem Salva-vidas de Lauro de Freitas intensificam treinamento durante a baixa estação
Preparação física quanto técnica são fundamentais para atender à demanda  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/06/2014, às 20h55   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)



A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), está promovendo ações de treinamento e aprimoramento dos salva-vidas que atuam na litoral da cidade. O grupo de estudo é uma iniciativa do Corpo de Salva-Vidas da pasta, desenvolve atividades práticas e teóricas desde 12 de maio e seguirá até o período da alta estação. Tanto a preparação física quanto técnica são fundamentais para atender à demanda que aumenta no verão.

O município de Lauro de Freitas tem a costa marítima com intenso movimento de banhistas. Por isso, o Corpo de Salva-Vidas está aumentando o efetivo e atualmente conta com 47 profissionais que participam de atividades de reciclagem para interagir ainda melhor com as condições marítimas da cidade.

Nesta terça-feira (3), o grupo realizou mais uma atividade na Praia de Ipitanga, que envolveu atividades, a exemplo de atendimento com foco em parada respiratória, que é recorrente em casos de afogamento. Com a reciclagem, os banhistas terão salva-vidas mais qualificados e preparados para atendê-los com mais conforto e segurança. 

O diretor do Corpo de Salva-Vidas de Lauro de Freitas, Eromir Nascimento, destacou a importância da cooperação dos banhistas para evitar os acidentes. “A costa do nosso município oferece risco em alguns pontos, a exemplo de Ipitanga e Buraquinho, que contêm valas. Por esse motivo, o treinamento contínuo é indispensável. Mas é preciso que os banhistas cooperem, procurando os salva-vidas sempre que chegarem à praia para as devidas orientações e demais cuidados, que devem ser redobrados, principalmente na baixa estação”, comenta.

O treinamento é ministrado pelo salva-vidas e professor de Educação Física, Raini Sanches, que falou da importância do preparo dos profissionais. “Para ser um bom salva-vidas é preciso preencher alguns requisitos, entre eles, a preparação física e o conhecimento em salvamento aquático. Por isso, é importante que o grupamento tenha sempre essas ações de reciclagem”, comenta.

O músico que veio da cidade de Canudos, no sertão baiano, Franclean Pimentel, 37 anos, esteve na praia de Ipitanga no momento do treino e parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. “Parabéns para a Prefeitura, que está realizando esta ação, pois oferece uma proteção maior para as famílias que vêm à praia em um dia de lazer, evitando que termine em tragédia”, afirma.  


Foto: Nazaré Araújo  / Decom - Lauro de Freitas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp