Ciência

Twitter lança ferramenta para ajudar pesquisadores acadêmicos

Reprodução
Serão ofertados guias de como trabalhar com dados públicos da rede  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 11/01/2020, às 15h24   Redação BNews



O Twitter lançou na última semana uma ferramenta que promete facilitar o acesso de pesquisadores acadêmicos aos dados da rede social. Chamada de Academic Research, a aplicação permitirá acesso à API do Twitter, possibilitando o contato com recursos e guias de como trabalhar os dados públicos da rede.

Segundo o Twitter, o lançamento do Academic Research (Acesse aqui) é uma resposta à comunidade de pesquisadores que usam a plataforma e realizam pesquisas sobre ela. A empresa afirma ainda que pretende realizar mais aprimoramentos ainda em 2020.

As ferramentas de desenvolvedor podem ser usadas por qualquer pessoa no mundo. Não há planos para traduzir a página para o português no momento.

O Twitter tem atualmente cerca de 330 milhões de usuários, sendo 139 milhões ativos diariamente, de acordo com dados mais recentes. São 500 milhões de tuítes por dia.

A presença de líderes mundiais como Jair Bolsonaro e Donald Trump, que usam a plataforma para anúncios políticos, tem contribuído para o crescimento da relevância. O efeito colateral é o uso de robôs por políticos e empresas e o aumento das fake news e conteúdo de ódio, todos eles um desafio para o Twitter e outras redes sociais se manterem como um ecossistema saudável.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp